Quase 400 jovens e servidores da Fundação CASA na capital paulista votarão no próximo domingo (6)
TRE-SP instalará oito seções eleitorais para atender a 392 adolescentes e servidores inscritos para votar nas eleições municipais
A escolha de prefeito e vereador no próximo domingo, dia 6 de outubro, também será um compromisso e momento de exercício da cidadania para 392 adolescentes e servidores da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de 18 centros localizados na cidade de São Paulo. Eles foram inscritos para votar nas oito seções eleitorais especialmente organizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
As seções funcionarão no Complexo do Brás e nos CASAs São Paulo, Chiquinha Gonzaga e Itaquera, na zona Leste; nos CASAs João do Pulo e Paulista, na região da Vila Maria; e nos CASAs Pirituba e Vila Leopoldina, na zona Oeste da capital paulista.
As seções eleitorais do Complexo do Brás e dos CASAs São Paulo, João do Pulo e Paulista receberão eleitores de centros de atendimento instalados nas adjacências, como os CASAs Juquiá, Rio Paraná, Rio Tâmisa, Topázio e Feminino Cora Coralina, no Complexo do Brás; Governador Mário Covas, Ônix, Bela Vista e Vila Guilherme, na seção do CASA São Paulo; Ouro Preto, ao lado do CASA João do Pulo; e Nova Vida, vizinho ao CASA Paulista.
Os jovens e servidores fazem parte de um grupo de 794 eleitores que foram alistados pelo TRE-SP para votar em 19 seções instaladas para atender a 37 centros socioeducativos da Fundação CASA, localizados em 11 municípios.
Entre os eleitores da instituição inscritos no Estado de São Paulo, há 745 adolescentes e jovens de até 21 anos, além de 49 servidores e mesários. Para os adolescentes com idades entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, e jovens entre 18 e 20 anos têm voto obrigatório, conforme a Constituição Federal.
A capital paulista concentra a maior parte das seções eleitorais. As outras 11 seções estão distribuídas em Guarulhos, Osasco, Santo André, Franca, Lins, Botucatu, Cerqueira César, Sorocaba, Bauru e Iaras.
Cidadania em foco: o impacto do voto
Essas seções são parte de um esforço contínuo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Fundação CASA para garantir o pleno exercício da cidadania, especialmente para adolescentes em privação de liberdade. Desde 2010, o TSE assegura o direito ao voto para jovens em medidas socioeducativas, conforme estabelece a Resolução nº 23.736/2024.
Para Claudia Carletto, presidente da Fundação CASA, o ato de votar vai além de um direito constitucional: “Mais do que um direito humano, o voto é um passo fundamental no processo de reintegração social desses adolescentes, permitindo que participem ativamente do exercício da cidadania”.
A Fundação CASA tem mobilizado suas equipes multiprofissionais para garantir que todos os eleitores alistados tenham a oportunidade de votar, além de organizar as justificativas eleitorais para aqueles que não votarão presencialmente.
Visita familiar semanal antecipada
Por causa da realização da eleição, a visitação familiar semanal, que ocorreria no domingo em parte dos centros de atendimento da capital onde haverá seção eleitoral, foi antecipada para o sábado, dia 5 de outubro.
O horário de visita dos familiares no CASA Itaquera será das 8h às 12h ou das 13h às 17h, enquanto nos CASAs Juquiá, Nova Vida e Rio Turiassu ocorrerá das 13h às 17h. Nos demais centros de atendimento se mantêm o dia e horários originais.
Embora no CASA Itaparica não haja votação, devido às eleições, a visita familiar também foi antecipada para o sábado, das 8h às 12h.