Projeto “Escola do Blues” motiva jovens do CASA Sertãozinho

Projeto abordou esse estilo musical de forma descontraída e acessível

 

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Sertãozinho (DRN) receberam na última quinta-feira (19/05) a visita do projeto cultural “Escola do Blues”, formado por artistas da região de Ribeirão Preto.  

O projeto tem como objetivo mostrar o Blues tradicional de maneira pedagógica, descontraída e acessível para os adolescentes.

Durante a oficina, os jovens da Fundação CASA conheceram a história desse movimento musical, que nasceu nos Estados Unidos, no começo do século XX, em comunidades de trabalhadores negros e ex-escravos da região do Mississipi, que utilizavam o ritmo e a melodia para extravasar seus sentimentos melancólicos, daí a origem do nome Blues, que vem de uma gíria, em inglês, para tristeza.  

Os jovens também aprenderam sobre a importância do Blues como um movimento libertário e que esse estilo influenciou outras vertentes, como o Funk, Jazz, Country e Rock n Roll.

De acordo com o diretor do CASA Sertãozinho, Flavio Cassiano Sambrano, a apresentação foi uma viagem cultural. “Os jovens conheceram a importância desse estilo musical e como ela foi mudando no decorrer do tempo”, comentou.

De acordo com o diretor do projeto, Duda Lazarini, todas as oficinas são realizadas como se fossem um show. “Iremos nos apresentar com a formação oficial da banda utilizando instrumentos como gaita, guitarra solo, guitarra base, voz, baixo e bateria. Também teremos a parte didática do Blues. Tudo será apresentado por slides e os alunos ainda receberão uma revista que conta a história desse estilo musical”, disse o músico.  

Além de ser um dos idealizadores do Projeto, Lazarini também é professor de música há 35 anos e já trabalhou por oito anos como educador no Projeto GURI.  

O Projeto “Escola de Blues” tem como objetivos servir de inspiração e estimular ainda mais o envolvimento dos alunos em ações artístico-culturais na música.  As oficinas do projeto ocorrem através do Programa de Ação Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, cuja contemplação permitiu promover ações nas cidades de Ribeirão Preto e região, como Batatais, Sertãozinho, Jaboticabal, Cravinhos, Terra Roxa, entre outras.  

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP