Projeto cultural para jovens da Fundação CASA de Rio Preto recebe prêmio do CNJ

Projeto Pardal beneficiou mais de 90 adolescentes em medidas socioeducativas nos últimos dois anos; Iniciativa visa ao desenvolvimento pessoal por meio da cultura
 
Grupo de cinco pessoas, incluindo o coordenador pedagógico Matheus Chagas Garcia Sant’Ana, posando com o Prêmio Prioridade Absoluta 2024 em frente a uma mesa verde com o logotipo "Absoluta". No fundo, o painel destaca a cerimônia do CNJ em Brasília.
Coordenador pedagógico do CASA Rio Preto e outros representantes recebem o Prêmio Prioridade Absoluta 2024 do CNJ, em Brasília, pela execução do Projeto Pardal, voltado para o desenvolvimento cultural de jovens em medidas socioeducativas (Divulgação/CNJ)

O Projeto Pardal, que promove a reintegração social e o desenvolvimento de adolescentes em medidas socioeducativas, recebeu o Prêmio Prioridade Absoluta 2024, na categoria Magistratura, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (18/12), na sede do CNJ, em Brasília, e contou com a presença do coordenador pedagógico da Fundação CASA de São José do Rio Preto, Matheus Chagas Garcia Sant’Ana.

A iniciativa oferece aos jovens a oportunidade de participar de atividades culturais, como visitas monitoradas a pontos culturais, oficinas de artes plásticas, música, literatura e teatro, além do CASA Fest – um concurso com premiação para os internos da Fundação CASA nas modalidades de literatura, dança, música e artes visuais. Desde 2023, mais de 90 adolescentes foram beneficiados pelo projeto, oferecendo novas perspectivas e estimulando o desenvolvimento pessoal dos participantes.
 
O Projeto Pardal é uma parceria entre a Fundação CASA, por meio da Divisão Regional Oeste (DRO), a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, representado pela Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto.
Jovens em cena, caracterizados com figurinos dos personagens do Chaves, durante uma apresentação teatral realizada no âmbito do Projeto Pardal, em um palco com iluminação artística.
Jovens participantes do Projeto Pardal encenam uma peça teatral, demonstrando criatividade e engajamento, uma das atividades promovidas pelo programa (Divulgação/FCASA)
 
“A premiação é um reconhecimento do impacto positivo que o Projeto Pardal tem na vida dos nossos adolescentes. A cultura se mostrou uma ferramenta poderosa para a transformação social, proporcionando aos jovens a oportunidade de se reconectar com a sociedade e de construir um futuro promissor”, destacou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
 
Alexandre de Assis Souza, diretor do CASA São José do Rio Preto, acrescentou: “O sucesso deste projeto reflete o empenho de todos os envolvidos. Ver o impacto positivo na vida dos adolescentes e saber que estamos contribuindo para sua reintegração e futuro é motivo de grande orgulho para todos nós”.
 
O Prêmio Prioridade Absoluta é destinado a ações inovadoras e eficazes que promovem e valorizam os direitos de crianças, adolescentes e jovens. O reconhecimento do CNJ reforça a importância de iniciativas como o Projeto Pardal, que contribuem para o processo de reintegração social e para a construção de novas oportunidades para os jovens.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP