Poetas do Tietê promovem workshop para jovens do CASA Itaquaquecetuba

Ação contou com reflexões, disputas de rimas e distribuição de livros

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Itaquaquecetuba (DRVP) participaram recentemente de um workshop promovido pelo coletivo “Poetas do Tietê”.

O evento foi realizado na quadra poliesportiva do centro e abordou o tema “Desmitificação da Violência em seus Gêneros Diversos”. O workshop contou com reflexões, disputas de rimas (Slam) e resgatou subtemas como desigualdade social, racismo, violências, experiências vivenciadas do cotidiano de rua e do sistema prisional.

Para isso, os membros do coletivo poético recitaram alguns versos de autoria própria, compartilharam suas histórias e reforçaram a importância da poesia em suas vidas e como elas puderam ajudá-los em momentos difíceis de suas vidas.

Na sequência, os jovens também foram convidados a participarem e também compartilharem suas rimas, poemas e reflexões.

Houve também a distribuição de alguns livros de poesias do Coletivo e o centro socioeducativo recebeu a doação de exemplares dos livros “Cuáheu, Ontem-Amanhã” e “As Novas Aventuras de Guaracy”, ambos do escritor Paulo D’Auria, “É 13! – Treze Anos de Poetas do Tietê”, “Na rua do Mundo”, do escritor Fabio Rabelo, e “Atrás dos Muros, Uma Flor”, da escritora Cissa Lourenço.

Ao final do evento, os jovens participantes foram convidados pelos integrantes do Poetas do Tietê a realizarem uma última reflexão, usando para isso o trecho da música dos Racionais MCs, “A vida é sofrida, mas não vou chorar … Viver de quê? Eu vou me humilhar? … É tudo uma questão de conhecer o lugar … Quanto tem, quanto vem e a minha parte, quanto dá porquê.”