Palestras reforçam a importância da saúde mental para jovens e servidores da Fundação CASA de Diadema e Guarujá

Ações de conscientização marcam mês dedicado à prevenção de suicídio nos centros socioeducativos

Em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental foi realizada na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Diadema e Guarujá. As ações contaram com a participação dos adolescentes e servidores dos centros, reforçando a importância do cuidado com a saúde emocional.

Na última quinta-feira (26/09), o CASA Diadema recebeu profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para uma palestra com o tema: “Suicídio: a urgência de um sintoma social”. Durante o evento, os adolescentes participaram de uma oficina de silk screen, na qual produziram cartazes com frases e mensagens discutidas ao longo do encontro. A atividade incluiu também a construção de cartas expressando sentimentos, oferecendo um espaço para que os jovens compartilhassem suas emoções e vivências. Ao final, o material produzido pelos participantes foi exposto em um painel no centro socioeducativo.

“A saúde mental dos nossos adolescentes é uma prioridade. Iniciativas como essas reforçam nosso compromisso em promover espaços de diálogo e acolhimento, essenciais para o desenvolvimento emocional de cada um deles”, comentou o diretor do CASA Diadema, Rodinei Santos da Cruz.

Já na sexta-feira (27/09), foi a vez dos servidores do CASA Diadema participarem de uma palestra ministrada pela psicóloga Jennyfer Menezes, que abordou o tema da saúde mental no ambiente de trabalho. O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre a importância do cuidado com a saúde emocional, destacando como esse cuidado impacta a resiliência, produtividade e satisfação dos servidores. Além da palestra, a equipe participou de uma dinâmica interativa, promovendo integração e reflexão entre os colaboradores.

No mesmo dia, no CASA Guarujá, uma palestra voltada para adolescentes e servidores foi realizada pela psicóloga Raphaela Vidal Silva da Rocha e pela assistente social Mayara Helena Camilo Marques, ambas do Centro de Formação Profissional (CAMP) Guarujá. O tema da ação foi a prevenção ao suicídio, com foco em sensibilizar sobre os riscos e a necessidade de proteger a saúde mental. A atividade incluiu apresentações e dinâmicas voltadas à conscientização sobre o impacto do suicídio na sociedade e a importância de criar redes de apoio. 

O diretor do CASA Guarujá, Alexander Pestana Vicente, destacou a importância da articulação entre o centro socioeducativo e o CAMP Guarujá: “Essa ação é de extrema relevância, pois aborda fatores de risco e de proteção relacionados ao suicídio. Nossa missão é proteger os jovens e integrá-los ao mundo do trabalho, promovendo seu pleno desenvolvimento e autonomia”.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressaltou a importância da campanha: “O Setembro Amarelo é uma oportunidade para ampliarmos a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Estamos comprometidos em oferecer aos jovens, servidores e suas famílias todo o suporte necessário para que possam cuidar da saúde mental com a atenção e a dignidade que merecem”.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP