Palestra reforça proteção e direitos dos adolescentes na Fundação CASA de Piracicaba
Evento discute o ECA e presenteia jovens com livro sobre protagonismo infantil

A Fundação CASA Rio Piracicaba recebeu, no dia 23 de janeiro, a secretária adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, Clébia Oliveira, para a palestra “Toda Criança Precisa de um Herói”. O encontro fomentou um debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ressaltando a importância da proteção e garantia dos direitos dos jovens.
O evento também destacou o livro homônimo da palestra, escrito pela própria Clébia, que foi entregue a todos os adolescentes do centro socioeducativo. Além da palestrante, estiveram presentes Lilian Zangarini, assessora de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, e Jeferson de Moraes Gonçalves, representante do Conselho Tutelar de Piracicaba.
Para Clébia Oliveira, encontros como esse são fundamentais para despertar novas perspectivas nos adolescentes. “Ver a esperança nos olhos dos jovens ao falarmos sobre um futuro diferente me realiza como pessoa. Espero que o livro ‘Toda Criança Precisa de um Herói’ os ajude a compreender melhor seus direitos, deveres e o papel do Conselho Tutelar”, afirmou.
“Foi um encontro muito enriquecedor, pois, além do caráter educativo, os adolescentes se sentem motivados quando interagem com figuras públicas, o que traz ainda mais relevância ao conteúdo da palestra”, ressaltou a coordenadora pedagógica do CASA Rio Piracicaba, Fernanda Soares de Sousa.
O jovem Felipe (nome fictício), de 15 anos, compartilhou sua experiência com a atividade: “Achei muito legal a palestra, pois aprendi mais sobre nossos direitos no ECA. A palestrante foi muito humana, contando sua história e explicando como escreveu o livro. Também fiquei feliz por ganhar um exemplar e já comecei a ler”, relatou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, enfatizou a importância de ações educativas no processo socioeducativo: “Momentos como esse fortalecem o trabalho desenvolvido nos centros socioeducativos, promovendo reflexões essenciais e incentivando os jovens a acreditarem em seu potencial. O conhecimento é uma ferramenta poderosa para a mudança”.