Ônix e Praia Grande I se classificam para finais do X Torneio de Futsal

Times formados por adolescentes em internação conquistaram as duas primeiras vagas do quadrangular final em partidas disputadíssimas

Os times formados por adolescentes em internação nos CASAs Ônix, do Complexo Vila Maria, na capital, e Praia Grande I, de Praia Grande, conquistaram ontem (17) as duas primeiras vagas do quadrangular final do X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA.

Foram as equipes com melhor desempenho na classificatória, da etapa estadual, ocorrida ontem (17) no miniginásio anexo do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. Também disputaram as vagas os times dos CASAs Juquiá, do Complexo do Brás, em São Paulo, e Lorena.

Depois de mais de um ano e meio da decretação da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Torneio é a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada, com todos os cuidados ainda necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.

“Com o apoio do Governador João Doria, os adolescentes foram imunizados contra a Covid-19, o que colabora na retomada da execução da medida como antes, com atividades coletivas presencial de impacto em todo o Estado paulista”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. “Iniciativas como esta só colaboram na manutenção do direito desses adolescentes à convivência comunitária.”

Todos os times participantes da classificatória venceram suas etapas locais: CASA Ônix, da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO); CASA Praia Grande I, representante da Divisão Regional Litoral (DRL); CASA Juquiá, da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE); e CASA Lorena, vencedor da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP).

As divisões regionais são administrações localizadas da Fundação CASA, responsáveis pela supervisão dos centros socioeducativos.

Os jogos classificatórios

O time do CASA Ônix venceu as três partidas que disputou – 5 a 3 contra Lorena, 5 a 1 contra Juquiá e 8 a 2 contra Praia Grande I – e ficou com saldo positivo de 12 gols. Já a equipe do CASA Praia Grande I venceu os times de Lorena, por 6 a 5, e Juquiá, por 5 a 3.

“Os placares alcançados resultam do treinamento, do foco e da disciplina que os meninos estão mantendo, assim como o grande envolvimento deles”, avalia o diretor do CASA Ônix, Daniel de Castro.

“Não esperávamos placares largos, porque enfrentamos dificuldades em algumas partidas”, acrescenta o diretor. Segundo ele, a combinação de aulas de preparação física e de treinos táticos surtiram efeitos.

“A classificação significa o reconhecimento do bom trabalho das equipes pedagógica, da segurança, do psicossocial, por manter os procedimentos do centro socioeducativo e dar condições que os treinamentos do time aconteçam bem e de forma regrada”, afirma o diretor do CASA Praia Grande I, Alexander Pestana Vicente.

Os treinos da equipe de futsal do CASA Praia Grande I acontecem duas vezes por semana, no período noturno.

As partidas classificatórias são a primeira parte da etapa estadual do Torneio, que ocorre em duas datas, para que se qualifiquem os quatro finalistas entre os sete times representantes. Todas as equipes jogam entre si e aquelas com maior pontuação seguem na tabela.

No dia 24 de novembro, tentam as outras duas vagas da final as equipes dos CASAs Laranjeiras, de Mogi Mirim, representante da Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); Madre Teresa de Calcutá I, de Iaras, vencedor da etapa da Divisão Regional Sudoeste (DRS); e Sertãozinho, representante da Divisão Regional Norte (DRN).

A segunda parte da etapa estadual será na final do Torneio, quando os quatro classificados disputam as semifinais e a final no dia 30 de novembro, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo.

A 10ª edição do Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reúne adolescentes em internação em centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo. A etapa estadual é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.