Novembro Azul na Fundação CASA – Não deixe para depois o diagnóstico que pode ser feito hoje!

Quanto antes descoberto, maiores são as chances de cura do câncer de próstata

 

Na Fundação CASA, a campanha Novembro Azul marca a importância de conscientizar os colaboradores e colaboradoras sobre a importância do cuidado com a saúde masculina em geral.

É fato que muitos homens acabam postergando suas visitas ao médico, principalmente por conta da desinformação, dos estigmas e do preconceito que envolve os exames de detecção desse tipo de câncer.

Existe ainda a pressão social para que os homens sejam sempre invulneráveis, e isso pode levá-los a negligenciarem os principais sintomas da doença, que são: dificuldade e aumento da frequência para urinar, durante o dia e também a noite, além da diminuição e interrupção do fluxo urinário e a presença de sangue na urina.

Mas, mais do que um simples movimento contra o preconceito, o Novembro Azul busca desmistificar tabus e incentivar os homens a cuidarem de sua saúde sem medo.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2024 e 2025, surgirão aproximadamente 72 mil novos casos de câncer de próstata.

Por isso, vença o preconceito e se comprometa com a sua saúde!

Faça anualmente sua visita ao urologista e peça, ao menos, um exame de PSA (antígeno prostático específico, em inglês), que é coletado do sangue, para a detecção de alterações.

A Fundação CASA destaca ainda a importância que o apoio social desempenha nesse momento. Mantenha diálogos abertos sobre saúde e bem-estar com seus amigos e colegas de trabalho, os incentivando a buscarem ajuda e cuidados.

Assim, todos colaboramos para desestigmatizar a doença e impactar positivamente nos índices de cura.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP