Novembro Azul é tema de atividade no CASA Vila Leopoldina

Conscientização sobre câncer de próstata resulta de trabalho conjunto dos professores da escola e equipe multidisciplinar

 

Todos os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Vila Leopoldina, em São Paulo, participaram ao longo do mês de novembro de um processo pedagógico de conscientização sobre o câncer de próstata, em alusão a iniciativa mundial do Novembro Azul, que destaca a importância da informação para prevenir a doença.

A ação surgiu após um trabalho conjunto dos professores da escola vinculadora, a E.E. Professor José Monteiro Boanova, e os servidores das áreas de segurança e pedagógica do centro socioeducativo. As discussões sobre o tema aconteceram durante as aula dos anos finais do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio.

Os docentes apresentaram o cenário do câncer de próstata no Brasil, o segundo tipo mais comum que acomete os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), da população masculina afetada pela doença na forma de tumor maligno, 28,6% vai a óbito.

Nos debates, os profissionais ainda apresentaram os sintomas desse tipo de câncer, sua forma de manifestação e diagnóstico, os exames necessários para prevenção e meios de tratamento.

No final do processo, divididos em grupos, os adolescentes apresentaram em sala de aula seus aprendizados, além de confeccionar cartazes de conscientização, expostos nos ambientes de visita familiar, como estratégia de espalhar a mensagem.

O Novembro Azul é uma iniciativa internacional, surgida na Austrália em 2003, que visa a sensibilizar e conscientizar os homens sobre a prevenção e os cuidados com a própria saúde, em especial para prevenir o câncer de próstata.

No Brasil, a data foi celebrada pela primeira vez em 2008. A escolha deste mês ocorreu por ser celebrado o Dia de Mundial de Combate ao Câncer de Próstata em 17 de novembro.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP