Nos centros da DRMSE, jovens comemoram Dia das Mães

Data será celebrada de forma afetiva por jovens atendidos nos centros da Divisão Regional Metropolitana Sudeste

No próximo final de semana, centenas de mães, biológicas ou de coração, celebram o Dia das Mães com seus filhos, adolescentes em internação em centros socioeducativos da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo.

Nos 12 centros socioeducativos com internação, atendimento inicial ou internação provisória da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE), as mães receberão desde cartões amorosos a flores artesanais feitas em EVA a caixas com livros de poesias.

“A manutenção das relações de afeto dos adolescentes com suas mães ou com aquelas que desempenham esse papel afetivo é muito importante na medida socioeducativa adolescente, sendo parte do processo de reflexão deles e delas”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Cada centro socioeducativo programou a celebração e preparou surpresas para as mães conforme a proposição das equipes pedagógicas e o envolvimento dos adolescentes. Além disso, a visita familiar semanal se tornou um meio de realizar uma comemoração especial.

O CASA Itaquera, por exemplo, promove a comemoração um dia antes da data oficial, no sábado (07). No centro socioeducativo localizado na zona Leste da cidade, durante a visita familiar semanal, cada mãe receberá de seu filho um livro de poesias, doado ao centro socioeducativo, embalado em uma caixa feita por ele e acompanhado de um cartão. A visitação acontece às 10h e às 15h, em um ambiente decorado com cartazes e mensagens de afeto.

Para as adolescentes em internação provisória e internação sanção no CAIP Ruth Pistori que não possuem a figura materna, a entrega de presentes de Dia das Mães será para algum familiar ou servidora da Fundação CASA ou professora da E.E. Padre Anchieta, a escola vinculadora local, que afetivamente lhes exerce esse papel. Serão cartões e vasinhos com pequenas árvores em EVA entregues na sexta, às 11h. Para os familiares, a entrega acontece no sábado, às 10h.

Já no CASA Feminino Bom Retiro, ao longo da semana, a partir do dia 02, foram realizadas diferentes atividades. Em oficinas, as jovens montaram um painel decorativo e elaboraram cartões que serão entregues às mães, biológica ou de coração, na visita familiar no próximo domingo (08), às 11h. Na ocasião, 11 adolescentes ainda cantam, em coral, a música “Como é Grande o Meu Amor por Você”, de Roberto Carlos.

No Grupo Temático, as jovens em internação debateram os impactos da gravidez na adolescência, como a possibilidade de evasão escolar e de rejeição da família, os problemas ocasionados pela não realização do pré-natal, entre outros.