Natal é tema de atividades nos centros da DRS

Ações envolveram a elaboração de decorações natalinas, participação em campanhas solidárias, almoço com familiares e oficinas variadas

Os jovens que cumprem medida socioeducativa nos centros da Fundação CASA pertencentes à Divisão Regional Sudoeste participaram durante o mês de dezembro de uma série de atividades com foco na celebração do Natal.

O CASA João Paulo II, localizado na cidade de Cerqueira César, também realizou uma programação voltada para as festividades natalinas. Com o tema “Neste Natal meu maior presente é minha família”, os adolescentes em medida socioeducativa, com o apoio dos servidores, elaboraram a tradicional decoração do centro.

Porém, seguindo a temática proposta, o centro contou com a presença dos familiares dos jovens em várias ações como as apresentações do Projeto Guri, almoço natalino e entrega dos certificados dos cursos de educação profissional básica e formatura do ensino escolar.

Outras ações realizadas também envolvendo a comunidade, por meio do Conselho Gestor: a confecção e entrega de cartões natalinos no Fórum, Escola Vinculadora, Posto de Saúde, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), dentre outros espaços.

No CASA Nelson Mandela, localizado em Bauru, o destaque foi a participação na campanha solidária “Adote um Idoso”, onde dois jovens realizaram a entrega de presentes e de um cartão de Natal para idosos abrigados em casas de repouso da cidade.

O objetivo foi sensibilizar os adolescentes e servidores sobre a importância de olhar para essas pessoas sob o ponto de vista do espírito natalino, doando um pouco de atenção, carinho, respeito e amor para essas pessoas.

No CASA Rio Novo, localizado na cidade de Iaras, a programação contou com atividades como jogral, músicas e teatro com a temática natalina, trabalhando com os adolescentes a origem de algumas tradições, símbolos e significados sobre a festa.

Todas essas ações foram realizadas pelos professores do ensino formal, com a orientação dos servidores do setor pedagógico.

No CASA Madre Tereza de Calcutá I, também de Iaras, as atividades tiveram como tema “A Importância do Natal”, que trabalhou com os jovens a essência da festa, suas origens e cultura.

As ações foram realizadas pelos servidores do setor Psicossocial e Setor Pedagógico. O destaque ficou por conta de uma poesia escrita pelo adolescente Augusto (nome fictício):

Poesia do Natal

Natal, dia repleto de amor

Que traz felicidade e alivia a dor,

Que chama a tranquilidade e manda embora o rancor,

Nata, dia de paz e harmonia,

Que traz carinho e muita alegria,

Que chega e reúne a família!

Natal, nascimento de Jesus

Que por todos nós morreu na cruz

E que seu amor sempre nos conduz

A sair da escuridão e ir para a luz.