Mais de 100 jovens da Fundação CASA atendidos em Ribeirão Preto se formam em cursos de educação profissional
Formações foram realizadas por educadores do Senac Ribeirão Preto; cerimônias de formatura marcaram término do ciclo
Um grupo de 102 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Rio Pardo e Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, concluíram nesta semana os cursos de educação profissional básica ministrados por educadores do Senac de Ribeirão Preto. Trata-se do segundo ciclo de formações profissionais para jovens internados neste ano, ocorrido em todos os centros de internação da Fundação CASA entre os meses de abril e junho.
Para celebrar a certificação, os jovens participaram de cerimônias de formatura. As cerimônias para os 48 adolescentes formados do CASA Rio Pardo ocorreram no auditório do Senac Ribeirão Preto na última terça-feira (18/06) e na sexta passada (14/06) e contaram com participação de profissionais do Senac Ribeirão Preto e servidores do centro de atendimento.
Já os 52 jovens do CASA Ribeirão Preto tiveram suas cerimônias celebradas na segunda (17/06), na quadra do centro socioeducativo com presença de familiares dos adolescentes e representantes do Senac Ribeirão Preto.
Durante as cerimônias do CASA Rio Pardo, foi destaca a importância da continuidade qualificação profissional após a desinternação, inclusive com a possibilidade de fazer algum curso de curta duração do Senac com bolsa de estudos. “Os rapazes precisam aproveitar cada momento e o conhecimento adquirido, buscando uma nova direção para as próprias vidas após a desinternação”, afirmou o diretor do CASA Rio Pardo, Paulo Marcelo Fernandes.
Os adolescentes foram certificados nos cursos de preparação de pizzas, atendimento ao cliente e telemarketing, atendente e Código do Consumidor, doces para festas, empreendendo um pequeno negócio, básico em Power Point, noções de informática (Windows e Office), básico em Excel e técnicas básicas de vendas de materiais de construção.
“Os jovens se dedicaram muito nos cursos neste ciclo”, disse o coordenador pedagógico do CASA, Eliano dos Anjos. “Torço para que deem continuidade na formação em outros cursos e, com isso, possam até empreender com os conhecimentos adquiridos.”