Jovens participam de seleção para programa de aprendizagem da prefeitura de Osasco

Profissionais da SETRE inscreveram nesta quinta (10) dez adolescentes atendidos nos CASAs Osasco I e II

Preencher o formulário com nome, número do CPF, grau de escolaridade, dentre outros dados pessoais, foi o primeiro passo que dez adolescentes da Fundação CASA, dentre eles um egresso, atendidos nos CASAs Osasco I e II, na Região Metropolitana de São Paulo, deram nesta quinta-feira (10) para a sua inserção no mercado de trabalho.

Os jovens foram cadastrados pelos profissionais da Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), da Prefeitura de Osasco, para a seleção do Programa Jovem Aprendiz Trabalhador do Município de Osasco. Os rapazes agora concorrem às cem vagas destinadas ao primeiro ano de execução da iniciativa, além de formação de cadastro de reserva.

“Proporcionar o meio para que os adolescentes atendidos na Fundação CASA tentem a inserção no mercado de trabalho é colaborar diretamente na garantia do direito à aprendizagem e empregabilidade desses adolescentes, prevista na legislação”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

“A nossa ação visou garantir o direito desses adolescentes no acesso à política pública, além de reduzir a sua exposição no deslocamento até o Portal do Trabalhador”, explicou o coordenador de Programas da SETRE, Hermes da Silva Cavalcante, que esteve no local, participando diretamente da inscrição dos adolescentes.

O Programa Jovem Aprendiz da prefeitura combina atividades teóricas e práticas, em tarefas de complexidade progressiva que serão desenvolvidas no ambiente de trabalho. As aulas teóricas serão em local indicado pela organização da sociedade civil responsável por aplicar o conteúdo, enquanto a prática ocorrerá em unidades da prefeitura de Osasco.

O público-alvo do Programa são adolescentes e jovens, com idades de 16 a 22 anos, sendo prioritária a seleção daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade ou de risco, como acolhimento institucional; egressos do sistema socioeducativo e do trabalho infantil; em cumprimento de medida socioeducativa; sejam de famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda; e pessoas com deficiência.

O limite de idade não aplica ao jovem aprendiz com deficiência. Ao todo, 6% das vagas se destinam a jovens com deficiência.

Os candidatos da Fundação CASA estão na faixa etária de 16 a 17 anos, em vias de concluir o Ensino Fundamental ou cursando o Ensino Médio. Dos dez jovens, nove estão com possibilidade de desinternação em breve e possuem situação de vulnerabilidade social.

O décimo, Jonas (nome fictício), de 17 anos, se tornou egresso do sistema socioeducativo na semana passada, após a liberação com extinção de medida pelo Poder Judiciário.

Os jovens selecionados exercerão atividades profissionais relacionadas às áreas de administração, logística, auxiliar de contabilidade e desenvolvedor de sistemas de tecnologia da informação.