Jovens e servidores da Fundação CASA Osasco II celebram o Halloween

Atividade envolveu professores da escola vinculadora e equipe pedagógica, com conteúdo, decoração e brincadeiras

 

O tradicional “doces ou travessuras” foi substituído pela recompensa ao adivinhar quem era o monstro fantasiado durante a celebração do Halloween entre adolescentes e servidores da Fundação CASA Osasco II, no município da Região Metropolitana de São Paulo, e professores da escola vinculadora, a E.E. Professor Oguiomar Ruggeri, na última quinta-feira (31/10).

Representações de fantasmas, bruxas, abóboras horripilantes, caveiras e morcegos decoraram o espaço socioeducativo durante o período das aulas da educação escolar. Tudo elaborado ao longo de quase duas semanas de abordagem do conteúdo em sala de aula sobre a origem do Dia das Bruxas nos Estados Unidos, cuja data coincide com a celebração do Dia do Saci no Brasil.

Na última quinta-feira, na celebração, a criatividade rolou solta. Monstros mascarados apareceram, bruxas com chapéu e vassoura, vampiro e muitos outros personagens que os adolescentes tiveram de adivinhar: quem estava por detrás da fantasia? A cada acerto, um doce.

“As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para a escola promover valores sociais, culturais e cívicos fundamentais para a formação integral dos alunos”, afirmou a encarregada técnica do CASA Osasco II, Renata de Magalhães Vasconcelos. “São momentos importantes de união e alegria que ajudam a construir um senso de comunidade e pertencimento entre os alunos, professores e funcionários.”

A contextualização da celebração envolveu os docentes das disciplinas de Português, Matemática, Geografia, História e, principalmente, Inglês.

A professora explicou que o chamado Dia das Bruxas tem origem nos Estados Unidos da expressão “All Hallows’ Eve”, na junção das palavras “hallow”, que significa santo, e “eve”, que significa “véspera”, uma celebração que ocorre na véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º de novembro, tanto em solo estadunidense como no Brasil. Lá, no dia 31 de outubro é costume crianças saírem fantasiadas pelas ruas, batendo de porta em porta com o lema “doces ou travessuras” – “tricks or threats” em inglês.

A preparação ainda contou com a participação da equipe pedagógica do centro de atendimento, que auxiliou os adolescentes na elaboração dos objetos decorativos e na instalação dos elementos pelo espaço socioeducativo.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca que a combinação de tradições e a interação entre jovens e servidores enriquece os laços durante o cumprimento da medida socioeducativa. “Servidores e adolescentes têm convivência diária, com atividades pedagógicas e metas de plano individual de atendimento a serem cumpridas pelos jovens, então, o estabelecimento de uma relação de confiança é necessário para que tudo flua e seja alcançado o processo reflexivo”, avaliou a presidente.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP