Jovens dos centros da DRVP celebram Dia da Mães

Em centros localizados em cidades do Vale do Paraíba e Alto Tietê, comemorações envolveram carinho, lembranças e até música

Os adolescentes em internação e internação provisória, atendidos nos centros socioeducativos da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), comemoraram o Dia das Mães com homenagens e atividades especiais direcionadas para elas, que envolveram entrega de presentes, carinho e até música, conforma e programação local. O Dia das Mães foi celebrado no último domingo (14).

“O foco é reforçar a importância da garantia do direito à convivência familiar numa data especial dedicada às mães, seja pela condição biológica, seja pelo laço afetivo”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. A DRVP supervisiona centros da Fundação CASA localizados no Alto Tietê e Vale do Paraíba.

Em São José dos Campos, por exemplo, nos três centros socioeducativos das Fundação CASA houve ações – CASA Tamoios, CASA Serra da Mantiqueira e CASA de Semiliberdade São José dos Campos. Nos dois primeiros, as celebrações ocorreram com apoio de igrejas parceiras do Programa de Atenção Religiosa (PAR) da Instituição.

No sábado (13), durante a visita semanal, 17 mães dos jovens atendidos no CASA Serra da Mantiqueira recebem rosas e cartões, elaborados pelos membros da Primeira Igreja Batista, que também cantaram serenatas. Os adolescentes também presentearam elas com cartões e marcadores de textos confeccionados durante oficinas com a equipe pedagógica.

Durante a visita familiar no CASA Tamoios, no domingo, a homenagem a elas foi com músicas tocadas pela orquestra composta por nove membros da Congregação Cristã do Brasil, parceira do centro socioeducativo no PAR, além de recitação de poesias pelos jovens. As 17 mães que compareceram também ganharam flores de cartolina, confeccionadas pelos seus filhos, recheadas com bombom, além de um porta-retratos sustentável feito com palitos de sorvete. Tudo foi feito durante oficinas com os servidores e professores da escola vinculadora, a E.E. Euclides Bueno Miragaia.

Já os adolescentes do CASA de Semiliberdade, levaram de presente para suas mães, durante a visita familiar do domingo, telas pintadas na oficina de arte terapia promovido pela equipe psicossocial na última quinta-feira (11). Na oficina, procuraram estimular a criatividade e a reflexão, assim como salientar como a pintura em tela poderia ser uma demonstração de afeto.

No CASA Lorena, 32 mães foram recepcionadas no domingo com café da manhã preparado pela equipe do centro socioeducativo, regado a bate-papo e contemplação do mural elaborado pelos adolescentes em conjunto com a equipe pedagógica. Durante a visita, elas receberam de seus filhos os cartões feitos durante as aulas com os professores da escola vinculadora, a E.E. Gabriel Prestes.

Já em Caraguatatuba, no litoral Norte, os jovens se dedicaram em decorar o ambiente socioeducativo com o apoio dos professores da escola vinculadora, a E.E. Ismael Iglesias. Com orientação dos docentes, os adolescentes confeccionaram as lembranças para 18 mães, entregues na última sexta-feira (12), durante um evento especial para elas. O dia especial contou com apresentação de capoeira realizada ao som de música composta pelos jovens, assim como a encenação da passagem bíblica intitulada “A viúva de Naim” e modas de viola sobre a maternidade e a família, em ações que contaram com apoio de membros da Igreja Universal, parceira do centro socioeducativo no PAR.

No CASA Taubaté, no Vale do Paraíba, o domingo do Dia das Mães foi emocionante. Um grupo de 29 mães receberam de seus filhos um chaveiro confeccionado por eles, além de cartões. Logo no início da visita, a diretora do centro socioeducativo, Celia Judite Santiago, discursou para elas, ressaltando o quanto elas, em geral, foram corajosas na criação dos jovens e em ensina-los sobre o caminho da retidão.

Segundo a diretora, os filhos hoje internados sofrem as consequências das escolhas erradas que tomaram, sendo que as mães não deveriam carregar consigo a culpa. No final, com apoio de membros da Igreja Universal, parceira local no PAR, as mães receberam um generoso café da tarde. As lembranças foram feitas pelos adolescentes durante oficinas com a equipe de servidores e professores da escola vinculadora, a E.E. Monsenhor João Alves.

Entre os centros socioeducativos do Alto Tietê o carinho e a dedicação às mães não foram diferentes. Os adolescentes do CASA Arujá entregaram no último domingo às suas mães as lembranças que produziram durante as aulas com os professores da escola vinculadora, a E.E. Amadeu Rodrigues Norte: poemas escritos, imãs de geladeira e flores de EVA com bombom. A entrega ocorreu no domingo, no ambiente decorado com painéis feitos pelos jovens.

No CASA Guarulhos, município da Região Metropolitana de São Paulo, o domingo do Dia das Mães foi regado a afeto e amor materializados no formato de flores de tulipa elaboradas pelos adolescentes em oficinas com os servidores, que continham uma lixa como talo da flor e um esmalte como um vaso. Ao todo, 62 mães receberam as lembranças junto a cartões feitos pelos filhos durante a visita, que contou com ambiente decorado com painel em homenagem a elas.

Por sua vez, as mães dos adolescentes do CASA Terra Nova desfrutaram de um café da manhã no último domingo, preparado com dedicação e capricho pela equipe do centro socioeducativo. Durante o tempo de visita que passaram com os filhos, elas receberam de lembrança flores em EVA com bombons, confeccionadas durante oficina com a equipe do centro socioeducativo.