Jovens dos CASAs Sertãozinho, Batatais e Franca realizam visita online à Pinacoteca

Eles puderam conferir obras do acervo com temática sobre o futebol

Os jovens que cumprem medida socioeducativa nos CASAs Sertãozinho, Batatais e Franca (DRN) participaram recentemente de uma visita online ao acervo do Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O tour virtual realizado pelos adolescentes foi proporcionado por profissionais da Pinacoteca em parceria com a Fundação Itaú. Dentre os temas que mais chamaram a atenção dos jovens, estiveram algumas obras de arte que retratam jogos de futebol.

Durante a exibição das obras, os adolescentes aprenderam sobre a origem do futebol, que inicialmente era praticado apenas por membros brancos da elite, e que aos poucos foi se transformando em um esporte popular e sem fronteiras, com destaque para as partidas de jogadas por amadores, as chamadas “peladas” de rua.

Por meio dessa interação, os jovens foram então recordando outras brincadeiras de infância que são tradicionais, como pega-pega, pique esconde e até mesmo o uso do estilingue.

Por fim, os adolescentes puderam compartilhar um pouco de suas histórias e também conheceram um pouco mais sobre a história do museu. Ao final da visita virtual, fizeram releitura sobre todo o conteúdo que assistiram.