Jovens do complexo Santo André visitam ocupação artística no Sesc

“Para os Dias Depois de Amanhã” contém intervenções inspiradas em cartas produzidas pelos internos da Fundação CASA

Um grupo de 10 adolescentes que cumpre medida socioeducativa nos  CASAs Santo André I e II (DRL), visitou na sexta-feira (03) a ocupação artística “Para os Dias de Amanhã”, no Sesc Santo André.

A exposição tem por objetivo trazer a experiência das juventudes das periferias diante das inquietações causadas pela pandemia, somadas à falta de oportunidades e as expectativas sobre os dias que virão.

No local, os jovens conferiram a estrutura e todas as obras que  integram o espaço.  O que chamou a atenção do grupo foi a exposição de cartas produzidas pelos adolescentes da Fundação CASA, uma das principais fontes de inspiração da ocupação artística.

As cartas foram escritas pelos adolescentes dos CASAs Santo André I e II e Diadema, inseridos no projeto Cartas para a Fundação, realizados pelos educadores do Programa Juventudes do Sesc Santo André.

De acordo com a profissional de Educação Física, Karla Renata de Souza, o projeto foi uma oportunidade enriquecedora para os jovens. “Por meio das cartas, os adolescentes dividiram com os educadores experiências vividas neste período de pandemia como sentimentos, sonhos e perspectivas futuras. Apresentaram o que há de melhor dentro de cada um deles”, comentou.

A visita foi guiada por monitores que interagiram com os jovens por meio de dinâmicas realizadas no próprio espaço artístico. A ideia da ocupação é que os visitantes transformem o espaço num lugar de estar e façam parte da construção criando significados.

Sobre o projeto Cartas para a Fundação

O projeto Cartas para a Fundação foi um trabalho realizado pela equipe de educadores do Programa Juventudes do Sesc Santo André com os adolescentes, nos CASAs Santo André I e II e Diadema. Por meio de uma oficina de cartas, os jovens trocaram com os educadores ideias, sentimentos e expectativas para o futuro. O objetivo do trabalho foi de estabelecer um diálogo poético-criativo por meio da palavra escrita.