Jovens do CASA Tamoios prestam concurso para agente de organização escolar

Adolescentes já concluintes do Ensino Médio buscam oportunidade de trabalho para após a desinternação

A última manhã de domingo (10) foi diferente, com olhares atentos a cada questão, raciocínio para escolher a resposta e o desejo de conseguir um emprego. Com esperança, dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, prestaram a prova objetiva para o concurso de agente de organização escolar, de contratação temporária, promovido pela Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, da Secretaria de Estado da Educação.

Higor e José (nomes fictícios), ambos de 18 anos, concluíram a 3ª série do Ensino Médio no centro socioeducativo. Eles procuram uma inserção no mercado de trabalho, para terem uma nova opção de vida assim que terminar a internação. Higor é de São José dos Campos, enquanto José reside com a família em Jacareí.

Com foco no plano individual de atendimento (PIA), as equipes de servidores que os acompanham, então, orientaram os jovens a se inscrever e prestar concursos condizentes com o seu grau de escolaridade. O de agente de organização escolar foi o primeiro. Em maio, os rapazes prestam a prova para o concurso de auxiliar legislativo, da Câmara Municipal de São José dos Campos.

Durante cerca de três meses, quatro horas por dia em oficinas direcionadas pela equipe pedagógica, os adolescentes estudaram para se preparar para o concurso de agente escolar. No domingo, eles responderam on-line às 40 questões objetivas. Agora, assim como os outros candidatos, aguardam o gabarito, o resultado e a lista de classificação.

“Os meninos aproveitaram bem o tempo da prova, ficando até quase o final. Eles leram, releram e revisaram”, explica o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa. “A preocupação deles é sair empregados na desinternação. São rapazes dedicados e interessados e o nosso papel, como servidor, é fortalece-los, além do próprio respaldo familiar”, completa.

Para José ainda há uma razão a mais do desejo de mudança de vida: sua filha recém-nascida, com menos de dois meses, que ele teve contato no CASA durante a visita familiar no mesmo domingo, no período da tarde.

O concurso se destina à contratação temporária de profissionais para atuarem como agente de organização escolar em escolas da rede estadual de ensino nas cidades de Arujá, Guararema, Igaratá, Jacareí, Santa Branca e Santa Isabel. A previsão inicial é que o contrato tenha 12 meses de duração.