Jovens do CASA Tamoios prestam concurso da Câmara de SJC

Prova objetiva acontece no próximo domingo (1º/05); eles tentam vaga como auxiliar legislativo

Já começou a contagem regressiva para a prova objetiva que pode ajudar a traçar novos futuros para três jovens em internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos. No próximo domingo (1º/05), às 13h, eles estarão entre os mais de 12 mil candidatos a auxiliar legislativo, na Câmara Municipal de São José dos Campos, que prestam a prova objetiva a partir das 13h.

No total, o concurso público oferece 21 vagas no cargo – uma delas destinadas a pessoas com deficiência –, com jornada semanal de 40 horas semanais e vencimento de R$ 2.145,50, além de benefícios.

Para Hugo, Fabiano e Saul (nomes fictícios), todos com 18 anos e que cumprem internação, é a chance de estar empregado após o cumprimento da medida socioeducativa e desenhar uma vida distante da criminalidade.

“A elevação da escolarização e o aprendizado de noções básicas de profissões são questões intrínsecas à execução da medida socioeducativa e pelas quais todo adolescente em internação passa”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

“Os meninos estão focados e dedicados nos estudos”, afirma o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa.

A preparação dos jovens no CASA Tamoios acontece desde o início do ano, com estudos regulares de conhecimento gerais de Língua Portuguesa e Matemática, além de conhecimentos específicos. De acordo com o edital do concurso, uma das exigências é que o candidato tenha Ensino Fundamental completo.

A prova é composta por 40 questões – 20 de Português, 10 de Matemática e 10 de conhecimentos específicos – e possui caráter eliminatório e classificatório. Os jovens prestarão a prova em dois dos 23 locais escolhidos no município para a aplicação.

Foto: CMSJC/Flavio Pereira