Jovens do CASA Sorocaba I visitam exposição sobre Cândido Portinari no MIS

Adolescentes puderam conferir detalhes sobre a vida e o legado de um dos mais conhecidos e respeitados artistas plásticos brasileiros

Um grupo de jovens que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Sorocaba I (DRS) realizaram recentemente uma visita à exposição “Portinari para Todos”, em cartaz no espaço do MIS Experience, localizado na capital paulista.

Durante a visita, os adolescentes do centro socioeducativo puderam conferir detalhes sobre a vida, o legado e interagiram com algumas das obras de um dos artistas mais conhecidos e respeitados do Brasil.

Um dos momentos mais apreciados pelos adolescentes foi ver e interagir com as obras do artista na sala “Portinari – Imenso”, onde as telas são projetadas nas paredes, dando a impressão de que estavam “mergulhados” nos quadros.

De acordo com a coordenadora pedagógica do centro, Lilian Nascimento, a visita foi um momento mágico. “Eles puderam vivenciar um experimento único, com interatividade e tecnologias. Acreditamos que a arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo e proporciona diversas emoções. Neste contexto apresentamos a estes jovens subsídios para compreender melhor a emoção, a racionalidade e conhecer a arte praticada pela nossa sociedade proporcionando um novo aprendizado e ampliando a visão de mundo”, destacou.

De acordo com o secretário da justiça e cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, a ação visa despertar nos jovens uma curiosidade sobre os grandes nomes da arte. “Portinari nos deixou obras que nos fazem refletir nossos contextos, cotidiano e lutas. Gerar esse acesso aos jovens, com certeza, é um ganho e enriquecimento cultural para todos”, concluiu.

As visitações à mostra são fruto de uma articulação da Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (GACEP) da Fundação CASA com o MIS.