Jovens do CASA Sertãozinho se classificam para estadual do Torneio de Voleibol da Fundação CASA

Equipe da região Norte do Estado superou o time do CASA Mogi Mirim em jogo ocorrido nesta quarta-feira (22), no Sesi de Limeira

A equipe formada por adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Sertãozinho venceu, nesta quarta-feira (22), a equipe do CASA Mogi Mirim e se classificou na terceira de quatro vagas da etapa estadual do IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA. O terceiro jogo da etapa classificatória aconteceu na quadra do Sesi na cidade de Limeira.

Numa partida de superação, em que a equipe representante da Divisão Regional Norte (DRN) começou perdendo o primeiro set do representante da Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC), os jovens do CASA Sertãozinho reencontraram seu modo de jogar e ganharam por 3 sets a 1, apesar da tentativa de reação da equipe de Mogi Mirim no quarto set. As parciais foram 19 a 25, 25 a 20, 25 a 11 e 25 a 22.

Os adolescentes do CASA Sertãozinho agora se juntam às outras duas equipes que conquistaram as duas primeiras vagas para as semifinais: o CASA Jacareí, representante da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), e o CASA Santo André I, da Divisão Regional Litoral (DRL). As disputas ocorreram na última terça-feira (21), no Mini Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, quando as equipes venceram, respectivamente, o CASA Itaquera, por 3 sets a 1, e o CASA Jardim São Luiz II, por 3 sets a 2.

O quarto e último jogo da etapa classificatória acontece nesta quinta-feira (23), no Ginásio de Esportes Darcy César Improta, no município de Bauru, entre times de adolescentes internados nos CASAs Rio Dourado, de Lins, representante da Divisão Regional Oeste (DRO), e Três Rios, de Iaras, representando a Divisão Regional Sudoeste (DRS).

Nas partidas da fase classificatória, os adolescentes em internação disputam jogos em que vence a equipe que marcar três de cinco sets, de 25 pontos cada – com exceção para o tie break, de 15 pontos.

“Mais do que difundir a modalidade ou mesmo avaliar possíveis talentos para o esporte, o Torneio de Vôlei incentiva os adolescentes a desenvolver habilidades, competências e valores que, às vezes, eles e elas nem percebiam em si”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Sobre o Torneio

Cerca de 800 adolescentes em medida socioeducativa de internação em 80 centros socioeducativos no Estado de São Paulo, de ambos os sexos, participam do IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA. Trata-se da primeira edição do campeonato após a decretação da pandemia da Covid-19 – a última ocorreu em 2019.

A disputa masculina é dividida em três etapas: a regional, em que os times dos centros socioeducativos de cada uma das oito divisões regionais disputam a vaga representativa; a classificatória, em que, entre os oito classificados, saem os quatro representantes para a fase estadual; e a estadual, na qual os quatro semifinalistas da categoria masculina jogam as partidas semifinais e finais.

Já na categoria feminina, as equipes vão direto para a fase final, uma vez que a Fundação CASA possui quatro centros socioeducativos no Estado destinados à internação delas.