Jovens do CASA São Bernardo I visitam o Pateo do Collegio no centro de São Paulo

Saída pedagógica visa a integração entre o conhecimento teórico e a vivência prática acerca das origens da maior metrópole brasileira

Nesta quarta-feira (19), dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação CASA São Bernardo I, no ABC paulista, visitaram o Pateo do Collegio e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, no centro de São Paulo.

Em visita guiada por monitores, os adolescentes puderam conhecer de perto o complexo histórico-cultural-religioso, que reúne o Museu Anchieta e a Igreja São José de Anchieta. O Pateo do Collegio pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas.

De acordo com o coordenador pedagógico do centro socioeducativo, Claudio Alcenio, a saída pedagógica dos internos visa promover a interação entre a prática e a teoria percebida em sala de aula. “A experiência ajuda a fixar os conteúdos vistos nas aulas do ensino formal, além de proporcionar descobertas e curiosidades ao longo do passeio”, comentou.

Na ocasião, os internos foram convidados a visitar a Secretaria da Justiça e Cidadania, órgão do governo do estado de São Paulo, ao qual a Fundação CASA é vinculada.

Para o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, atividades como essa auxiliam os jovens em seu desenvolvimento sociocultural. “O acesso a equipamentos histórico-culturais amplia o repertório cultural e colabora para o processo de ressocialização dos jovens em medida socioeducativa”, disse.