Jovens do CASA Santo André I assistem ao Documentário “Banzo”
Adolescentes também participaram de uma roda de conversa sobre questões como herança afro, racismo e experiências
Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Santo André I participaram recentemente da exibição do documentário “Banzo”, realizado pelo coletivo Agô Performances Negras.
Separados em duas turmas, todos os adolescentes do centro e alguns funcionários do CASA, assistiram ao vídeo, que foi lançado no dia 14 de março de 2021 através de uma live no Youtube.
O documentário foi elaborado no ano de 2019 e contou com a participação de dois centros da Fundação CASA, sendo o CASA Santo André I um deles.
Em suas cenas, o documentário narra as reações de diversos tipos de espectadores das apresentações do espetáculo teatral de mesmo nome, onde são valorizadas as heranças afro em nosso cotidiano, como a música, a religião, a identidade e também o combate ao preconceito. O Espetáculo Banzo é protagonizado por Wil Oliveira e Vanessa Soares e aborda também as marcas, elementos e experiências dos negros na diáspora.
Ao final da exibição do documentário, os jovens do CASA participaram de uma roda de conversa conduzida pelos arte educadores Leandro Peixinho e Andrea Guerra.
Dentre os temas abordados, estiveram reflexões sobre a questão da lei Aurea, lei do ventre livre e dos sexagenários; a abolição da escravidão e a ausência de inclusão em todos os níveis de direitos; as desigualdades; o combate ao preconceito e ao racismo e a necessidade de resgatar as identidades, histórias e heranças dessas pessoas.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA, Alaide Maria Dias da Costa, os adolescentes interagiram bastante. “Eles expuseram seus pensamentos e disseram como gostariam de mudar sua história pessoal”, concluiu.