Jovens do CAIP Ruth Pistori debatem intolerância religiosa

Durante semana temática, entre 25 e 29/04, as adolescentes têm palestras sobre religiões islâmica, budista, católica, evangélica e de matriz africana

Na semana após os desfiles das escolas de samba do Carnaval paulistano, em que a diversidade religiosa, com as denominações de matriz africana, foi saudada, as adolescentes em internação provisória e internação sanção no CAIP Ruth Pistori, um dos centros socioeducativos da Fundação CASA na capital paulista, participam da Semana de Combate à Intolerância Religiosa.

Entre os dias 25 e 29 de abril, as jovens assistem a palestras de representantes de cinco denominações religiosas: Islamismo, Protestantismo, religiões de matriz africana, Budismo e Catolicismo. A ideia da abordagem veio também a partir do aniversário de um ano da Lei Estadual nº 17.346/2021, que pune administrativamente a discriminação religiosa.

Os debates acontecem sempre às 10h. A semana temática é realizada em conjunto com os professores da educação escolar, por meio da E.E. Padre Anchieta, a escola vinculadora da Secretaria de Estado da Educação. A atividade acontece na semana do recesso das aulas da rede estadual de ensino.

Nesta segunda-feira (25), o empreendedor e influenciador digital Victor Mansur, conhecido como Mansur Peixoto, apresentou a cultura e a religião islâmicas. Peixoto mantém o site História Islâmica, além de um canal no YouTube com o mesmo nome. Ele estuda a história e a religião islâmica, tendo aprofundado seus conhecimentos em aprendizados no Egito.

Na terça-feira (26), a teóloga e diretora do Instituto Bíblico O Brasil para Cristo, Rosemary González da Mata, discute a origem e a transformação das religiões protestantes.

Já na quarta-feira (27), a sacerdotisa umbandista Tânia Cristina Mangolin apresenta a diversidade das religiões de matriz africana. Profissionalmente, Tânia atua como agente técnico no CASA Topázio, um dos centros socioeducativo da Fundação CASA no Complexo do Brás.

Na quinta-feira (28), em formato on-line, a monja Heishin Sense, da Comunidade Zen Budista, debate com as jovens os elementos da cultura e da religião budista, em especial o Zen Budismo.

A Semana fecha na sexta-feira (29), com a irmã Joana, como é conhecida Eri Elisa Taira Chibana, da Fraternidade São Mauro e que atua no Colégio São Mauro, localizado no bairro do Ipiranga. Ela explicará sobre a correlação entre o catolicismo e o Cristianismo.

“A Lei Estadual nº 17.346/2021 é um marco porque demonstra a importância da garantia da liberdade religiosa e que as pessoas podem manifestar sua fé em qualquer pré-julgamento ou preconceito”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

“A falta de conhecimento sobre a religião distinta da sua gera o preconceito e, com a Semana de Combate à Intolerância Religiosa, quisemos facilitar o conhecimento das adolescentes sobre diversas crenças”, afirma a diretora do CAIP Ruth Pistori, Eunice Meni dos Santos.

Ao final das atividades, as jovens ainda elaborarão cartazes sobre a importância do combate à intolerância religiosa, expressando os ensinamentos que tiveram.