Jovens do CASA Rio Preto participam de workshop sobre literatura

Eles puderam conversar, trocar experiências e conhecerem um pouco mais sobre produção literária com uma dupla de escritores

Como forma de trabalhar conceitos sobre a produção e publicação de poesia e trabalhos literários, os adolescentes em medida socioeducativa no CASA São José do Rio preto participaram recentemente de um workshop com a escritora, Maria Ignez de Lima Pedroso, e o poeta, músico e compositor, André Gandolfo.

Maria Ignez é autora do livro “Conduzidos pelo Tempo: editora Travessa”, em que narra um romance autobiográfico, iniciando a história do livro 16 anos depois do primeiro encontro e relatando todas as experiências vividas. Já Gandolfo se intitula como o “Poeta da Paz” e tem mais de 25 mil exemplares de suas obras vendidos.

O convite para o workshop com os adolescentes partiu do analista técnico do CASA, Sérgio Luiz Martins.

Durante a oficina, os autores contaram um pouco de suas trajetórias e compartilharam como ocorreu o processo criativo de suas obras, relatando as dificuldades, os desafios e suas conquistas.

Em seguida, os adolescentes foram convidados, no formato de um Sarau Cultural, a apresentarem suas próprias criações para os dois convidados.

Os jovens são alunos de duas oficinas, a de literatura, ministrada pelos agentes educacionais Erika Cristina S. de Oliveira e Rosana Maria Buosi Martinez e a de produção musical, ministrada pelos agentes educacionais, Vilma de L. Meneguini, Daniela Aparecida Amâncio Costa e Eriton de Oliveira Trindade. As aulas fazem parte da rotina de férias escolares do centro socioeducativo.

De acordo com o idealizador do encontro, o analista técnico, Sérgio Luiz Martins, a ação foi uma oportunidade para os jovens reconhecerem suas potencialidades. “Preparamos todo um ambiente lúdico para que o workshop fosse um momento de intercambio de trabalhos criativos”, concluiu.