Jovens do CASA Rio Preto participam de workshop sobre Barbearia

Ação ocorreu em parceria com a Secretaria do Trabalho de Rio Preto e o Instituto Recomeçar

 

Um grupo de 19 adolescentes que cumprem medida no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) São José do Rio Preto participou nesta segunda-feira (15/07) de um workshop sobre o tema “Barbearia”. 
A ação foi fruto de uma articulação do centro socioeducativo com o secretario de municipal do trabalho, Rodrigo Demécio, e com o Instituto Recomeçar, que é um projeto da rede Gerando Falcões.
O workshop foi ministrado pela barbeira, Liza Queiroz, que possuí 22 anos de experiência no ramo, além de ser proprietária da Barbearia LQ. 

A oficina teve início com uma breve explicação sobre a história da profissão, que existe desde antes da idade média.

Naquela época, o barbeiro não era só responsável por realizar o corte de cabelo, como acumulava as funções de dentista e, muitas vezes, até de médico. Eram os chamados “cirurgiões-barbeiros”. 

Foi somente época do Renascimento, que a barbearia ganhou os contornos que conhecemos hoje. Em seguida, ocorreu a parte prática do Workshop. 
Um adolescente foi escolhido como modelo, onde foram demonstradas duas técnicas de corte de cabelos: a “No-Fade” e “High Fade”. Essas técnicas consistem, em sua base, na criação de uma espécie de “degradê” no comprimento dos fios, que são obtidos utilizando tesouras, máquinas de corte e navalhas. 

De acordo com o diretor do CASA Rio Preto, Alexandre Souza, os adolescentes participantes gostaram muito da aula. “Alguns até ficaram emocionados, pois viram que a profissão é acessível, bastando apenas alguns equipamentos básicos”, comentou. 

Ao final da aula, os jovens receberam certificados de participação no workshop. Segundo o diretor do centro socioeducativo, o conteúdo visto será levado para a vida toda. “Muitos dos participantes já ajudavam no corte de cabelo, mas agora aprenderam o processo todo, do começo ao final. E isso foi algo muito enriquecedor para eles”, concluiu. 

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP