Jovens do CASA Osasco II aprendem ofício com chef de cozinha

Luciano Marinho de Freitas ensinou preparo de pizzas, o que pode ser um caminho empreendedor para os adolescentes

Dez adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco II, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, participaram de um workshop com o chef de cozinha Luciano Marinho de Freitas, que, voluntariamente, os apresentou o universo do preparo de pizzas.

O objetivo do chef Freitas, que possui restaurante na região da Granja Viana, em Cotia, foi ensinar os primeiros passos para aquilo que pode até se tornar um ofício para os jovens, após a desinternação, como uma proposta de empreendedorismo. A oficina ocorreu na última sexta-feira (15).

Os adolescentes aprenderam algumas técnicas de panificação, como o preparo de pizzas, prestando atenção aos cuidados de higiene necessários. O workshop foi na cozinha da área pedagógica do CASA Osasco II, que já é palcos dos cursos de educação profissional básica em culinária.

No segundo semestre de 2021, com todos os cuidados para evitar a propagação da Covid-19, o chef Freitas tem realizado a oficina em centros da Fundação CASA. Ele já passou pelos CASAs Santo André I e II, em Santo André, e pelo CASA Osasco I, tendo ensinado as técnicas a 30 adolescentes.

Para o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, “o trabalho voluntário dos profissionais, em ceder parte de seu tempo para mostrar um ofício aos adolescentes atendidos, só agrega à política pública já desenvolvida pela Instituição”.

“Foi, sem dúvidas, um grande aprendizado para os jovens, porque ajuda a criar novas esperanças para a nossa juventude”, avalia o diretor do CASA Osassco II, Leandro Andretta.