Jovens do CASA Osasco I têm workshop sobre terapia com animais

Voluntárias do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais levam cães e explicam como a prática pode auxiliar seres humanos; atividade acontece na sexta (26)

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco I, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, participam na próxima sexta-feira (26), a partir das 14h, de um workshop sobre Intervenção Assistida por Animais com três voluntárias do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (INATAA), e dois cães coterapeutas, além da presidente da organização social, a psicóloga Cristiane Blanco.

O objetivo é apresentar a prática e a forma que ela pode ser utilizada como recurso terapêutico para a saúde física, mental e emocional dos seres humanos. Também serão discutidos conceitos como guarda responsável, bem-estar animal e relação humano-animal.

O bate-papo seguido de interação com os animais contará com as voluntárias Cristiane Santos, veterinária e tutora da cachorra Lailah, uma golden retriever; a psicóloga Fátima Neves, tutora da Nix, uma cachorrinha vira-lata; e a adestradora profissional Susan Schubert, tutora do cão Thor, um golden retriever.

“É uma atividade direcionada cujas orientações conceituais podem ainda mostrar o adestramento de cães como um caminho profissional para os adolescentes atendidos na Fundação CASA”, avalia o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

A voluntária Cristiane Santos também acredita que os jovens poderão ver o adestramento como um meio de inserção no mercado de trabalho. “Fora que a interação homem-animal proporciona o contato com o amor incondicional dos cães”, acrescenta a veterinária.