Jovens do CASA Osasco I aprendem futebol americano

Jogadores da Soldier Futebol Americano de Osasco mostram modalidade no sábado (11), com apoio da Secretaria da Infância e Juventude do município

Um futebol muito diferente, jogado com as mãos e uma bola oval. Para proporcionar esse contato com uma modalidade distinta da cultura brasileira, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco I, em Osasco, tem um workshop de futebol americano com atletas da equipe Soldier Futebol Americano de Osasco no próximo sábado (11), às 14h, na quadra do centro socioeducativo da Fundação CASA.

A atividade pedagógica, proporcionada por meio da Secretaria Executiva da Infância e Juventude de Osasco, visa a promover o contato com uma modalidade esportiva pouco disseminada no país, mas que conta com campeonatos locais e até possibilidade de se tornar modalidade olímpica nos jogos de Los Angeles (EUA) em 2028. A secretária executiva da Infância, Vitória Silvestre, comparecerá.

Durante uma hora e meia, os jovens conhecerão as variações do esporte, fundamentos, regras e equipamentos utilizados, além de provar, na prática, como se realiza o jogo.

“Percebemos que a maior parte dos adolescentes que atendemos não possuem vivência anterior ou acesso a diversas formas de esporte, lazer e cultura, e apresentar o futebol americano para eles é um meio de ampliar seu conhecimento e incentivar a uma prática futura”, afirma a diretora do CASA Osasco I, Fabiane Valentim Koetz.

Segundo a diretora, o diálogo com a Secretaria Executiva da Infância e Juventude tem sido profícuo. “As equipes nos ofertam palestras e workshops que contribuem bastante na rotina socioeducativa dos jovens”, completa Fabiana.