Jovens do CASA Mário Covas discutem homofobia
Equipe pedagógica aproveitou data comemorativa para levar reflexão sobre comportamento aos adolescentes
Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, tiveram um dia de discussão e aprendizado na última terça-feira (17) sobre homofobia, dentro do contexto do Dia Internacional de Combate à Homofobia, à Transfobia e à Bifobia.
Durante a aula da educação escolar, em parceria com os professores da escola vinculadora, a E.E. Professora Florinda Cardoso, a equipe pedagógica do CASA promoveu uma roda de conversa a partir do filme “Orações para Bob”, do diretor Russel Mulcahy, baseado em uma história real, ocorrida nos Estados Unidos.
O filme conta a história de Mary Griffith, uma devota cristã conservadora que cria seus filhos, dentre eles Bobby, nos ensinamentos da Igreja Presbiteriana. No final da adolescência, Bobby confidencia a seu irmão mais velho que talvez seja gay.
Quando toda a família descobre, a mãe não aceita a condição e tenta curar o filho. Para tentar agradá-la, Bobby tenta se curar, mas a depressão o leva ao suicídio. Com a morte do filho, Mary passa a defender os direitos dos gays nos Estados Unidos.
“Discutimos os impactos da homofobia e do preconceito sobre os indivíduos, de como é necessário aceitarmos as diferenças”, explicou a agente educacional Jéssica Cinel.
Segundo a agente educacional, de forma comparativa, os adolescentes viram como o preconceito se apresenta em diferentes facetas, pois eles próprios, por cumprirem ou terem cumprido medida socioeducativa, sofrem discriminação em sociedade.