Jovens do CASA Mário Covas aprendem como relações internacionais afetam suas vidas

Com o subtema “Da geopolítica global ao mundo pessoal”, graduando conta a jovens em internação como até a guerra na Ucrânia afeta o cotidiano no Brasil

Cerca de 15 adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo aprenderam na terça-feira (03) como as relações internacionais, aparentemente tão abstratas, se refletem no cotidiano de todos os brasileiros.

Com o tema “As Relações Internacionais e o Eu: da geopolítica global ao mundo pessoal”, o editor de vídeos de Marketing Digital Gabriel Rabah, graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Rio Grande do Sul, trouxe um panorama de como a relação entre os países afeta a vida de todas as pessoas. Na abordagem, citou como mesmo a guerra na Ucrânia, provocada pela Rússia, trouxe consequências econômicas para o Brasil.

Os adolescentes que participaram estão no Ensino Médio e a iniciativa é parte de um projeto interno do centro socioeducativo, chamado Projeto de Vida, em que são tratados temas reflexivos para os jovens, como sexualidade, futuro profissional e a própria existência no mundo. O graduando em Relações Internacional foi acompanhado por Janaína Spina de Goes, diretora de Marketing e Fotografia em uma produtora da capital paulista.

“A partir de exemplos do cotidiano deles, como uma marca de refrigerante, o Gabriel mostrou a presença das multinacionais, o que é o sistema internacional e como as relações entre os países afetam as nações, mesmo que não estejamos diretamente envolvidos em conflitos, como no caso da guerra na Ucrânia”, contou a agente educacional Jéssica Cinel, responsável pelo Projeto de Vida no CASA Mário Covas.

Durante uma hora e 30 minutos de palestra, com participação ativa dos adolescentes em questionamentos e em linguagem acessível à juventude, Rabah explicou o funcionamento do sistema de relações internacionais, como as relações entre os países se dão no contexto da globalização, quais são os blocos econômicos e o impacto sobre o papel econômico, social e cultural do indivíduo.

“Entender estas questões nos faz ter uma clareza maior do nosso papel no mundo e ajuda a construir uma visão crítica sobre os efeitos da geopolítica global em nossas vidas”, avaliou o graduando em Relações Internacionais.

Rabah é coautor de um resumo expandido sobre governança global da internet e a estabilidade do ciberespaço, publicado no 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), promovido pela Unipampa em 2020.