Jovens do CASA Juquiá vão ao Museu da Língua Portuguesa
Durante a visita, aprenderam a origem e os caminhos percorridos pelo idioma até a contemporaneidade
Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, visitaram na última sexta-feira (11) o Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. Lá, conheceram as origens e os caminhos que o idioma oficial do Brasil percorreu até a contemporaneidade.
Na visita guiada, os jovens aprenderam sobre as influências que o português recebeu de outras línguas estrangeiras e de povos originários; observaram a Rua da Língua, uma tela de 106 metros com poesias relâmpagos que viagem pelo vídeo; e ainda brincaram no Beco das Palavras, uma experiência visual interativa em que o visitante descobre a etimologia de algumas palavras do idioma.
“A saída externa serve para o adolescente ter consciência que a privação de liberdade também prevê momentos de atividades fora do ambiente socioeducativo, como parte do processo disciplinar da medida”, explica o coordenador pedagógico do CASA, Reginaldo Lima.
Os jovens foram acompanhados das assistentes sociais Sandra Alves e Sônia Bueno e dos agentes de apoio socioeducativo Francisco Araujo e José Alves da Silva Júnior.
A visitação foi mais uma iniciativa na retomada das atividades culturais externas pelo centro socioeducativo neste ano de 2022, ainda durante a pandemia de Covid-19 – elas haviam sido suspensas por causa da necessidade do distanciamento social.
A primeira saída cultural externa de um adolescente do CASA Juquiá aconteceu em fevereiro, quando um jovem visitou exposições na Pinacoteca, o museu de arte mais antigo da cidade de São Paulo, no bairro da Luz.
O rapaz, de 17 anos, contemplou, pela primeira vez, obras regionalistas, como “O Violeiro”, de José Ferraz de Almeida, pintado em 1899, e históricas em visita guiada. A programação de atividades culturais externas do CASA ainda inclui, neste ano, visitas a espaços públicos como o Museu do Futebol.