Jovens do CASA Juquiá têm carteiras de trabalho elaboradas

Funcionários do PAT do Brás foram pessoalmente confeccionar documento de identificação laboral no centro socioeducativo

Um grupo de 29 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, participaram nesta quarta-feira (15) da confecção das suas carteiras de trabalho por funcionários da unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) no Brás.

O diretor do PAT do Brás, Carlos Eduardo Feitosa Filho, mais duas colaboradoras – Dayane da Cunha e Luana da Silva – compareceram pessoalmente ao centro socioeducativo para colher os dados e elaborar os documentos, já entregues aos adolescentes.

Para a confecção, os adolescentes, em pequenos grupos, foram levados a uma sala preparada com três mesas de atendimento distantes entre si, além de seguir os cuidados de higiene para evitar a propagação da Covid-19.

A cada atendimento, a equipe do PAT explicava a importância do documento e sua finalidade. Foram confeccionadas carteiras para jovens com idade a partir de 15 anos.

“Tirar a carteira de trabalho é mais um passo no resgate da cidadania, porque a sua identificação como trabalhador é um direito que o adolescente também possui”, avalia a diretora do CASA Juquiá, Kelly Gomes da Fonseca.

No final, numa breve palestra, o diretor do PAT ainda explicou as funções do Posto de Atendimento ao Trabalhador, os serviços oferecidos e como os jovens podem usufruir do atendimento prestado depois que forem desinternados pelo Poder Judiciário.

A iniciativa do atendimento local pela equipe do PAT resulta de uma parceria do centro socioeducativo com a unidade, que acontece desde 2020. Antes da decretação da pandemia de Covid-19, 40 jovens tiveram o documento elaborado.

Em julho deste ano, após a retomada das visitas familiares presenciais, o trabalho com o PAT Brás também foi retomado com a confecção de 21 carteiras de trabalho de jovens atendidos até então.