Jovens do CASA Juquiá participam de oficina prática de skate

Skatista e fotógrafo profissional Hélio Greco ensina primeiros passos e segredos da modalidade esportiva

Um grupo de 18 adolescentes, com idades entre 16 e 19 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, aprendem desde janeiro a se equilibrar sobre o skate, assim como as primeiras manobras, em oficinas com o skatista e fotógrafo profissional Hélio Greco.

Durante o mês de janeiro, nas férias escolares, o skatista realizou duas oficinas semanais, com duas horas de duração cada, em que indicou os primeiros passos do esporte, que está na agenda olímpica desde Tóquio 2021. A atividade continua no mês de fevereiro.

O objetivo é contribuir para a formação dos jovens, utilizando o esporte como ferramenta para indicar valores como respeito às regras e outros seres humanos, superação dos próprios limites e comprometimento.

Os adolescentes utilizam skates, equipamentos de proteção e rampas adquiridas pela Fundação CASA no ano de 2022 para todos os centros de internação.

Na última terça-feira (31/01), Greco também ensinou conceitos de manutenção básica dos equipamentos, em especial os próprios skates, suscetíveis a danos com as manobras.

Na prática, também mostrou como consertá-los, a partir da doação quatro shapes (a tábua do skate), feita por um lojista da Galeria do Rock, tradicional centro comercial no centro da cidade de São Paulo.

O primeiro contato com os jovens aconteceu na primeira quinzena de dezembro do ano passado, quando o fotógrafo e skatista palestrou para sobre a importância da modalidade, sua história e seu impacto social e sobre a saúde.

“Há uma empolgação do skatista e dos adolescentes com a iniciativa, tanto que já demos andamento internamente para formalizar uma parceria, de forma a alcançar mais jovens do centro socioeducativo”, afirma a diretora do CASA Juquiá, Kelly Gomes da Fonseca.

Greco é fotógrafo profissional desde 1983, tendo se especializado em esportes de ação como o skate. Já teve imagens publicadas em revistas como Fluir, Hardcore, Overall e Vital Skate. É skatista há mais de 47 anos e também atua como juiz na Confederação Brasileira de Skate (CBSK), entidade responsável pelo ranking dos atletas que participam dos jogos olímpicos.