Jovens do CASA Juquiá jogam com Grande Mestre do xadrez

Centro socioeducativo promoveu intercâmbio de experiências no tabuleiro com jogadores da Escola de Xadrez em Osasco

O Rei Destemido Xadrez Clube (RDCX), formado por adolescentes em internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, expandiu seus horizontes de disputas. Seis jovens do clube participaram de um minitorneio, uma espécie de intercâmbio de experiências do jogo com Mestres e jogadores da Escola de Xadrez França Garcia, em Osasco.

Dentre eles, estava o Grande Mestre Renato Quintiliano, de 30 anos, que alcançou a titulação máxima da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês) neste ano. Ele foi o 15º brasileiro a conquistar a titulação. O Mestre FIDE Wagner Madeira também disputou partidas com os adolescentes.

A troca de experiências não ficou apenas no tabuleiro. O Grande Mestre Quintiliano contou sua história de vida para os jovens em internação, desde a infância humilde de um filho de uma secretária e um caldeireiro e dono de bar, até conseguir o reconhecimento como Grande Mestre.

Embora seja formado como Tecnólogo de Precisão pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Quintiliano vive só do xadrez desde 2013. Antes disso, enfrentou dificuldades para trilhar na modalidade. Começou a jogar aos dez anos de idade e apenas aos 15 passou a disputar campeonatos, quando teve condições financeiras para pagar as passagens e os hotéis dos locais onde ocorriam os eventos esportivos.

Segundo o agente educacional Cicero Tavares, que idealizou o RDX, ensina a modalidade aos adolescente e esteve no minitorneio em Osasco, os benefícios do xadrez estão muito além do jogo, pois impactam na educação e na inserção social.

“A participação do Grande Mestre foi muito especial, um misto de alegria e humildade, numa aula de dentro e de fora dos tabuleiros que, certamente, levarão consigo para sempre”, avalia o agente educacional.

No final do minitorneio, todos os jovens do CASA Juquiá receberam medalhas de participação.

O Rei Destemido Xadrez Clube também já trocou experiências e disputas da modalidade com adolescentes em internação nos CASAs Itaquera e Praia Grande I, em Praia Grande, além de alunos da Fábrica de Cultura Vila Curuçá, na zona Leste de São Paulo.