Jovens do CASA Itaparica participam de festividades temáticas

Maracatu, folia de reis, bumba-meu-boi e festa junina foram discussões em sala de aula e conteúdo de uma espécie de feira do folclore

 

Os adolescentes nos programas de internação provisória e internação sanção no CASA Itaparica, no Complexo do Brás, em São Paulo, participaram de festividades temáticas no final de agosto, que mesclam tradição popular e folclore. A atividade foi desenvolvida e aplicada em conjunto entre os professores da E.E. Padre Anchieta e os agentes educacionais do centro socioeducativo.

O maracatu, a folia de reis, o bumba-meu-boi e a festa junina foram objetos de estudos em sala de aula e composição de cartazes e outros conteúdos expostos durante uma espécie de feira do folclore.

Os jovens foram divididos em duas turmas, conforme os quartos: uma ficou com a folia de reis e o bumba-meu-boi, enquanto a outra respondeu pelo maracatu e a festa junina. Cada uma apresentou à outra equipe as festas e tradições populares.

“Separamos em grupos de até três adolescentes por vez, para seguir os protocolos de saúde e os cuidados com a Covid-19”, explica o coordenador pedagógico do CASA, Edson Alves dos Santos.

No final, ainda em grupos, adolescentes e servidores confraternizaram numa pequena festa junina, com direito e doces típicos e às brincadeiras de argola, pescaria e boca do palhaço. “Houve uma enorme interação entre todos”, avalia Santos.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP