Jovens do CASA Itaparica assistem à palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

Ação ocorre no contexto do Novembro Azul, campanha mundial destinada à conscientização sobre a doença

 

Um grupo de 47 adolescentes em internação provisória e internação sanção no CASA Itaparica, no Complexo do Brás, em São Paulo, participaram de palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata, ministrada pelo enfermeiro Luciano Rodrigues de Oliveira, mestre e doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A ação aconteceu no contexto do Novembro Azul, uma campanha mundial que busca sensibilizar os homens sobre os cuidados com a própria saúde, em especial no diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de próstata.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, a cada 38 minutos um homem morre vítima da doença. Trata-se do tipo de câncer mais comum entre os homens, após o de pele não melanoma, sendo a causa de morte em 28,6% da população masculina que desenvolve algum tipo de câncer maligno.

Cerca de 20 servidores, das áreas da segurança e pedagógica, assim como professores da escola vinculadora E.E. Padre Anchieta, também compareceram ao bate-papo, realizado em duas turmas e que durou cerca de uma hora em cada.

Nos diálogos, Oliveira destacou a importância da prevenção e quais ações os homens podem tomar. “Dividimos a palestra em duas turmas para manter os protocolos de saúde por causa da Covid-19”, explicou o coordenador pedagógico do CASA Itaparica, Edson Alves dos Santos.

O enfermeiro também é especialista em geriatria e gerontologia pela Unifesp. Hoje é diretor de uma consultoria na área de saúde, mas já atuou profissionalmente no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, por 15 anos.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP