Jovens do CASA Irapuru II visitam pista de Skate no Dia Mundial da modalidade
Durante passeio, eles puderam testar suas habilidades nos vários tipos de obstáculos disponíveis no local, situado na cidade de Junqueirópolis
Quatro jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Irapuru II, pertencente à Divisão Regional Oeste (DRO), aproveitaram o Dia Mundial do Skate, comemorado na última sexta-feira (21/06), e tiveram a oportunidade de visitar a pista municipal da modalidade, situada na cidade de Junqueirópolis.
O acesso aos esportes é uma parte essencial da medida socioeducativa executada pela Fundação CASA, que também realiza a inclusão social dos jovens oferecendo opções e equipamentos de lazer e de entretenimento públicos, e elevando o conhecimento cultural por meio dessas ações.
Durante o passeio ao Skate Park, os adolescentes testaram suas habilidades nos diferentes tipos de obstáculos disponíveis no local, com destaque para as rampas, módulos e os rails (corrimãos). Além disso, os jovens também executaram as manobras aprendidas durante as oficinas da modalidade, que são ministradas dentro do centro da Fundação CASA pelos profissionais de educação física, Ademir Eugênio e Vinicius Lima.
Como explica o diretor do centro socioeducativo, Marlon Martins de Oliveira, a visita foi um momento muito positivo para os adolescentes. “A visita à pista de Junqueirópolis foi uma forma de recompensar os adolescentes por sua dedicação às aulas e também motivá-los a conhecerem as opções de lazer disponíveis na região”, comentou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca ainda a importância desse tipo de ação para os adolescentes. “O skate é uma modalidade que traz muitos benefícios para o corpo e para a mente dos jovens. É um esporte diferente e que necessita de equilíbrio, agilidade e concentração para realizar as manobras”, destacou.
O Dia Mundial do Skate, mais conhecido no exterior como “Go Skateboarding Day” (Dia de Andar de Skate na tradução do título original), foi criado em 2004 por iniciativa da Associação Internacional de Companhias de Skate (International Association of Skateboards Companies – IASC), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1994. Vários países ao redor do mundo aderiram a esta comemoração, inclusive o Brasil. Em 2020, o Skate foi alçado ao status de esporte olímpico, figurando pela primeira vez no rol de modalidades com direito a medalha na Olimpíada de Tóquio.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/