Jovens do CASA Guarulhos participam de workshop sobre ethical hacking

Especialista em segurança da informação falou sobre o trabalho do profissional que atua preventivamente no mundo digital

 

Um grupo de 14 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, participaram na última sexta-feira (19) de um workshop sobre ethical hacking com a programadora e especialista em segurança da informação Alessandra Oliveira de Jesus.

A ethical hacking é uma área de trabalho do mundo da tecnologia que atua na segurança ofensiva, explorando, de forma preventiva, vulnerabilidades de sistemas, aplicações ou infraestrutura tecnológica de organizações, a fim de evitar ataques cibernéticos.

O wokshop teve o objetivo de ampliar os horizontes profissionais dos jovens, mostrando profissões de hoje e do futuro do mercado de trabalho. Alessandra é programadora, especialista em simular ataques cibernéticos, os chamados cyber attacks, em inglês, cientista de dados e professora de Robótica e Programação.

A especialista em segurança da informação tratou de temas como o conceito de ethical hacking; o mercado da segurança da informação; competições de tecnologia; e o bug bounty, que é um princípio de resolução de problemas em processos colaborativos que, no contexto do mundo cibernético, envolve o pagamento de recompensas a comunidades de especialistas que encontram vulnerabilidades (bugs) em matéria de segurança da informação.

“É um mundo da tecnologia que podemos apresentar aos adolescentes internados, mostrando habilidades que, com estudo e direcionamento, eles também podem desenvolver”, afirmou o diretor do CASA Guarulhos, Douglas Araujo de Souza. Os adolescentes participantes, em breve, frequentarão cursos de educação profissional básica na área de informativa, realizados pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).

Visita à VTEX Day

Cinco jovens em internação no CASA Guarulhos, com idades entre 16 e 18 anos, que participaram do curso de educação profissional em Excel oferecido pela FAT, visitaram nos dias 11 a 12 de abril o VTEX Day, em São Paulo, o maior evento da América Latina sobre o uso da tecnologia digital no varejo, especialmente no e-commerce.

No local, acompanhados do diretor, dois agentes educacionais e dois agentes de apoio socioeducativo, os adolescentes visitaram expositores, assistiram a palestras e conversaram com profissionais da tecnologia da informação (TI).

Em sua 14ª edição, o VTEX Day é o maior evento na América Latina que discute a transformação digital do varejo com empresas, especialistas, profissionais e público em geral.

Neste ano, contou com mais de 150 empresas expositoras, oito palcos e 120 horas de conteúdos relevantes para o mercado, debatendo temas como a possibilidade de aplicação da inteligência artificial no mercado varejista; o uso do retail media, uma ferramenta que oferece experiência personalizada ao cliente, para realização de compras orientadas por interesse, personalização e conexão com as empresas; dentre outros temas.

A visitação dos adolescentes do CASA Guarulhos foi gratuita. A organização do VTEX Day concedeu as entradas, alimentação e cedeu um profissional para apresentar o evento, por meio da área de governança ambiental, social e corporativa – tecnicamente chamada de Environmental, Social and Governance.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP