Jovens do CASA Chiquinha criam árvore de Natal com recicláveis

Adolescentes deram nova funcionalidade e beleza a materiais cujo destino era o descarte

Do lixo ao luxo. Nas mãos habilidosas e na criatividade de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Chiquinha Gonzaga, na cidade de São Paulo, a expressão ganhou mais um significado: de materiais que iriam para o descarte, brotou uma árvore de Natal que, pendurada, enfeita a entrada do espaço socioeducativo desde a última sexta-feira (11).

Tudo começou quando a agente educacional Maria Aparecida Pimentel, a Cidinha, chegou com conduítes de plástico e a proposta de transforma-los, de alguma forma, em parte da decoração de Natal do centro socioeducativo. Um grupo de jovens topou o desafio e surgiu o inesperado.

Os conduítes foram pintados e emendados em oito circunferências em tamanhos distintos, para dar altura desde a base ao topo da árvore, como a sua sustentação. Barbantes uniram cada círculo estrutural, milimetricamente medidos com régua, como uma teia que substituiu os galhos e as folhas de uma árvore tradicional.

Daí em diante, foi só soltar a inventividade e fazer enfeites com papel crepom, EVA, papel higiênico e fuxicos – as rosetas de tecido foram estrategicamente colocadas nos pontos do conduíte onde havia emenda visível de cola quente.

As tradicionais bolinhas de enfeite natalino também tiveram seu lugar. Mas as estrelas tomaram nova forma e base, feitas com canudos. Luzes pisca-pisca, por fim, iluminaram a nova função dada aquilo que iria para o lixo.

“Tudo o que nós tínhamos e poderíamos reciclar, colocamos na árvore”, afirma a jovem Marcela (nome fictício), de 16 anos, uma das autoras da obra.

“Nós não imaginávamos que ficaria tudo tão bonito quando a Cidinha chegou com aqueles ‘canos’ usados, manchados de tinta branca”, conta a coordenadora pedagógica o CASA Chiquinha, Andréa Motta. “Do nada, elas transformaram tudo.”

Na programação natalina do centro socioeducativo ainda haverá discussão com as adolescentes sobre a importância redução da produção de lixo e da reutilização de materiais recicláveis até o encerramento das atividades da educação escolar, na próxima semana.