Jovens do CASA Caraguatatuba visitam Porto de São Sebastião para curso futuro

Visitação é para ambientá-los para formação a ser oferecida pelo Instituto Mar Atlântico a dez jovens atendidos no centro socioeducativo

 

Três adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Caraguatatuba visitam nesta quarta-feira (15) a estrutura do Porto de São Sebastião, na cidade localizada no Litoral Norte Paulista. É a primeira vez que jovens em medida socioeducativa na Fundação CASA visitam o local, administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa pública vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.

O objetivo é mostrar o universo náutico na visita monitorada, para que os jovens comecem a se familiarizar com o funcionamento, conceitos e vocabulário do setor. Assim, já estarão ambientados para participar do curso inédito de Introdução Profissionalizante na Área Náutica, a ser oferecido pelo Instituto Mar Atlântico para dez adolescentes internados no CASA Caraguatatuba.

Esses três jovens fazem parte de uma das duas futuras turmas. A visitação dos jovens conta com autorização da Justiça da Infância e Juventude de Caraguatatuba.

“É um novo universo de oportunidades que se abre para os adolescentes atendidos, pois é parte da estratégia da Fundação CASA direcionar os jovens egressos à empregabilidade”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

A proposta da formação foi apresentada aos adolescentes no centro socioeducativo da Fundação CASA na última quinta-feira (09).

Trata-se de uma iniciação profissional para adolescentes com idade a partir de 16 anos, para que tenham formação mínima que possibilite atuar em garagem de embarcações, marinas, comércio e manutenção de embarcações, dentre outras áreas do setor náutico.

A previsão é a formação ter 50 horas de duração, com duas aulas semanais no centro socioeducativo, a ser realizado entre os meses de janeiro e março de 2022.

Segundo o Instituto Mar Atlântico, no Litoral Norte paulista há cursos de formação profissional apenas para Marinheiros de Convés, oferecido pela Marinha do Brasil, e de habilitação náutica.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP