Jovens do CASA Cândido Portinari participam de projeto sobre Educação Empreendedora

Iniciativa foi oportunizada por meio de uma parceria do centro os Projetos Pontapé e Ennergia, coordenados por estudantes da USP de Ribeirão Preto

 

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Cândido Portinari, localizado na cidade de Ribeirão Preto e pertencente à DRN, participam nesta sexta-feira (07/07) da terceira oficina do projeto “Educação Empreendedora”.

As oficinas tiveram início na última segunda-feira (03/07) e serão finalizadas na próxima sexta (14/07), totalizando seis encontros. 

A ação foi oportunizada por meio de uma articulação entre a coordenadora pedagógica do CASA, Juliana Cabreira Chicani, com estudantes participantes dos Projetos Pontapé, ministrado por universitários da USP, e Ennergia, realizado pela entidade estudantil do núcleo de empreendedores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP de Ribeirão Preto.

Durante as oficinas, os adolescentes aprenderão mais sobre os conceitos de educação empreendedora. A cada encontro, um novo tópico sobre esse tema será abordado.

Como explica a agente educacional, Vanessa Lopes do Vale Nogueira, que acompanhou as duas primeiras aulas, os conteúdos abordados trouxeram muitas informações sobre a questão. “Na primeira aula, o foco foi como começar a empreender, quais habilidades devem ser desenvolvidas, como calcular riscos, analisar o mercado e os recursos que são necessários”, destacou.

A primeira aula ainda realizou uma dinâmica com os jovens, que aprenderam a criar e a utilizar o diagrama da “árvore de problemas”. “O diagrama pode ser aplicado até mesmo em questões cotidianas dos jovens, o que é um aprendizado para a vida”, acrescentou Vanessa.

Já na segunda oficina, os jovens conheceram as principais diferenças entre um empreendimento por necessidade e um empreendimento planejado. “Inclusive, nessa segunda oficina, foi destacado para os jovens a importância de incentivar o comércio local e a questão do trabalho em equipe, da empatia, de boa convivência e bom relacionamento”, concluiu.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP