Jovens da Semi de Ribeirão Preto conquistam oportunidade como aprendizes na USP

Ambos conquistaram primeira oportunidade formal em programa promovido pela Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet), de Ribeirão Preto

Os jovens Érico e André (nomes fictícios), de 18 anos, e que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade no centro da Fundação CASA de Ribeirão Preto começam, nesta terça-feira (07/06), um novo capítulo em suas histórias.

Ambos assinaram, pela primeira vez em suas vidas, contratos formais do Programa Jovem Aprendiz e atuarão como auxiliares administrativos no campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
Além disso, Érico e André também frequentarão o curso de auxiliar de escritório, cujas aulas serão ministradas pelo Senac e fazem parte do cronograma de capacitação do programa.

A oportunidade para que os jovens preenchessem essas vagas partiu do programa de aprendizagem promovido pela Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet), que é mantida pela prefeitura de Ribeirão Preto.

Como explica a diretora da Semiliberdade de Ribeirão Preto, Amanda Ferraz Salomé Pavan, ambos os jovens cumpriram todos os requisitos solicitados para participarem do programa. “Quando ficamos sabendo da abertura de vagas pela Fundet, logo fizemos a inscrição deles. O momento de maior emoção foi quando eles descobriam que foram selecionados. Foi uma grande alegria e eles estão motivados”, comentou.

Durante o período de contrato, os dois jovens receberão como benefícios uma bolsa-auxílio mensal e vale transporte para se deslocarem.

De acordo com o secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, ações como esse programa de aprendizagem são ferramentas essenciais na motivação dos adolescentes. “Atuar como jovem aprendiz é para muitos ter a chance de mudarem sua realidade, tendo a oportunidade de ganharem uma experiência que pode ser o diferencial no futuro”, concluiu.