Jovens da Semi de Jundiaí visitam Museu Catavento

Espaço cultural na capital paulista se dedica às Ciências, com experiências imersivas

Seis adolescentes que cumprem medida no CASA de Semiliberdade de Jundiaí conheceram, na última terça-feira (17), o Museu Catavento, na cidade de São Paulo. Trata-se de um espaço cultural dedicado às Ciências, com atividades interativas e mais de 250 instalações divididas em quatro seções – Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

Durante a visita monitorada, os jovens obtiveram informações, por exemplo, sobre estrelas, sistema solar, meteoros, surgimento da vida e evolução da espécie humana. Com o educador, ainda observaram obras que discutem problemas da sociedade, mecânica, eletromagnetismo, entre outros temas.

A visitação resulta de uma parceria entre o setor educativo da Pinacoteca e a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (Gacep) da Fundação CASA e ocorreu durante o período de férias escolares do centro socioeducativo.

A proposta da agenda de férias do CASA de Semiliberdade é proporcionar conhecimento por meio do lúdico. Três agentes de apoio socioeducativo e uma agente educacional acompanharam os adolescentes na visitação.

Museu do Futebol

Também em janeiro, sete jovens do CASA de Semiliberdade de Jundiaí fizeram um passeio cultural ao Museu do Futebol, localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, no bairro do Pacaembu, na capital paulista.

Na visita monitorada, os jovens conferiram as 15 salas com o acervo do Museu que trazem a história do esporte, na exposição de longa duração. O Museu do Futebol possui um amplo acervo físico e digital, oferecendo atrações interativas.

Após a visita, os adolescentes participaram da programação do “Férias no Museu”, uma série de atividades que o local oferece no período das férias escolares e que as famílias visitantes podem aproveitar, com brincadeiras, jogos e atividades gratuitas na área externa.