Jovens da Fundação CASA visitam exposição na Usina Luis Maluf

Ação é a segunda parte de uma oficina realizada pela Galeria Luis Maluf em parceria com a Fundação CASA e o artista Finok

 

Finok – Foto: Camila Rivereto

Um grupo de aproximadamente 10 adolescentes que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Topázio, localizado no bairro do Brás, na capital paulista, participarão na próxima sexta-feira (13/05) de uma visita à exposição “Subversão”, em cartaz na galeria de arte Usina Luis Maluf, localizada no bairro da Barra Funda.  

A visita ao espaço é um desdobramento da oficina de graffiti realizada pelo artista Raphael Sagarra, mais conhecido como Finok, com os jovens da Fundação. Essa ação foi idealizada pela Galeria Luis Maluf em articulação com a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (GACEP) da Fundação CASA e Finok.

Durante a visita, os adolescentes serão acompanhados pelo setor educativo da galeria que, juntamente com o artista, apresentarão a história e o contexto representados nas obras expostas na mostra.  

A exposição reúne as séries mais recentes de Finok, com obras que dialogam com pesquisas em torno das culturas populares brasileiras e diversas questões sociais do nosso país.

De acordo com o secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, a visita à exposição é um marco para esses adolescentes. “Será o momento onde os jovens poderão compreender a dimensão que a dedicação, a observação e a produção artística podem alcançar. Os adolescentes imaginam que as galerias de arte são ambientes muito distantes e que não são capazes de acolher esse tipo de temática. Acredito que essa visita impactará a todos e mostrará que é possível sim ocupar estes espaços”, destacou.  

 

Sobre Finok 

Raphael Sagarra, o Finok, é responsável por diversos murais espalhados por São Paulo, alguns deles com predomínio de tons de verde, e esculturas que retratam personagens humanos, grafismos, máscaras e padrões, utilizando, além da tradicional pintura em spray, materiais como telas, madeira e até azulejos para suas criações. 

O artista também possui trabalhos em diversas cidades do mundo, em países como Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, e já participou de inúmeras mostras e exposições internacionais.   

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP