Jovens da Fundação CASA participam da Corrida “Sua que é Sua”

Adolescentes em internação dos CASAs Jacareí e São Luiz II foram convidados pelo juiz Iberê de Castro Dias, do TJ-SP

Quatro adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Jardim São Luiz II, em São Paulo, e Jacareí, no Vale do Paraíba, participaram no último sábado (05) da 5ª edição da Corrida “Sua que é Sua”, promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) no Centro Olímpico Marechal Mário Ary Pires, na capital paulista.

O juiz da Infância Iberê de Castro Dias, assessor da Corregedoria Geral de Justiça, convidou os jovens. A Corrida, idealizada por Dias, fomenta a integração e estimula a prática esportiva entre crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento na cidade de São Paulo, os jovens atendidos na Fundação CASA e os filhos dos servidores do Tribunal. A atividade foi parte da Virada Esportiva da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Os jovens da Fundação CASA correram a prova de 5km. Eles contaram com preparação dos profissionais de Educação Física Andrea Bueno de Camargo, do CASA São Luiz, e Vinicius Bastos, do CASA Jacareí, em rotinas adequadas às suas idades e com uso das quadras poliesportivas. Um quinto adolescente do CASA Jardim São Luiz II ainda acompanhou as atividades no Centro Olímpico.

A Corrida, que conta com parceria da Federação Paulista de Atletismo (FPA), teve participação de 300 crianças e adolescentes, com idades entre 3 e 17 anos. Eles foram divididos em categorias conforme a faixa etária e disputaram as baterias como “corredores profissionais”, utilizando camiseta do evento e número, além de ter passado por aquecimento antes de começar a correr.

No final, cada participante, incluindo os adolescentes da Fundação CASA, recebeu medalha e posou para foto oficial do evento. A Federação ainda proporcionou aos jovens participantes a experimentação de outras modalidades, como salto em distância e arremesso de peso.

“O esporte é sempre uma ferramenta de inclusão e que traz bem-estar para todos”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Para o diretor do CASA Jardim São Luiz II, Marcelo da Costa Lima, o esporte também mostra aos adolescentes que é possível ultrapassar os limites. “A participação conjunta com o Poder Judiciário acaba sendo uma quebra de paradigma para eles também, que observam que todos estão juntos com o bom propósito na execução da medida socioeducativa”, analisa o diretor.

Segundo a psicóloga Cleide Teixeira, que atende no CASA Jacareí, a participação dos adolescentes colabora diretamente na própria descoberta de habilidades. “São reflexos na autoconfiança e na autoestima que impactam em outros aprendizados deles”, afirma a profissional que atende aos dois jovens participantes do centro socioeducativo na corrida.

Após participarem da “Sua que é Sua”, crianças e adolescentes das casas de acolhimento e os jovens da Fundação CASA assistiram à peça “Os Direitos da Criança”, com texto e direção de Carla Candiotto, no Teatro Procópio Ferreira, na capital.

A iniciativa é parte do programa ApadrinhARTE, do TJ-SP, que fomenta a inserção desse público em espaços de elaboração e propagação de arte e cultura.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo