Jovens da Fundação CASA na capital e Osasco disputam regional da Copa CASA
Dez times tentam se classificar nas duas vagas destinadas para a etapa estadual; Partidas começam nesta terça (11)

Em 2025, a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) completa 20 edições da Copa CASA de Futebol e as partidas regionais já estão acontecendo. Nesta terça-feira (11), cerca de 150 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em dez centros de atendimento das cidades de São Paulo e Osasco começam as disputas pelas duas vagas do estadual da competição destinadas à Divisão Regional Metropolitana Capital (DRCAP).
Os jogos eliminatórios acontecerão nos dias 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro, no campo do Centro Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester, zona Leste da capital paulista. O objetivo da etapa regional é não só promover a prática, mas também a vivência no futebol de campo.
As dez equipes representarão os centros de atendimento Juquiá, Topázio e Rio Tâmisa, do Complexo do Brás; Vila Guilherme, Bela Vista e Governador Mário Covas, do Complexo da Vila Maria; Pirituba; e Itaquera, todos da cidade de São Paulo; e Osasco I e II, do município da Região Metropolitana de São Paulo.
Na fase classificatória, as equipes serão divididas em quatro chaves – A, B, C e D. Os times jogarão, em geral, em confrontos diretos e classificatórios para as semifinais regionais, programadas para o dia 17 de fevereiro. Nesta etapa classificatória, cada partida terá duração total de 50 minutos, com dois tempos de 25 minutos, intercalados por intervalo de dez minutos.
Já nas semifinais e finais, cada partida terá 70 minutos de duração, com dois tempos de 35 minutos, além do intervalo de 10 minutos. As finais, com a disputa do título e do 3º lugar, ocorrem no dia 18 de fevereiro. Os três primeiros colocados receberão medalhas e os troféus irão para os dois primeiros colocados, que seguirão para a etapa estadual.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressalta o impacto positivo da Copa CASA. “O futebol é uma paixão para muitos desses jovens e, por meio da Copa CASA, eles vivenciam essa experiência de forma saudável, com disciplina e espírito de equipe. O esporte tem um papel fundamental na construção de novos caminhos para esses adolescentes”, afirma.
Copa CASA de Futebol
A Copa CASA de Futebol é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Realizada anualmente, a competição ocorre em duas fases: regional e estadual. Na fase regional, os times locais, organizados conforme as divisões regionais da Fundação CASA, competem entre si, e os vencedores de cada região avançam para a etapa estadual.
A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, com apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), é dividida em classificatória e final. Na classificatória, as oito equipes vencedoras das etapas regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa decisiva, acontecem os jogos semifinais e finais.
A competição é promovida anualmente desde 2005, com exceção de 2021, quando foi suspensa devido à pandemia de Covid-19.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.