Jovens da Fundação CASA na Baixada Santista visitam a Unifesp

Objetivo é de aproximar os jovens da Universidade pública

Os alunos do Projeto Guri – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura –  dos centros da Fundação CASA na Baixada Santista, estão tendo a oportunidade de vivenciar, desde a última quarta-feira (15/03) quando iniciaram as visitas programadas, o cotidiano da renomada Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista.

Participam da atividade jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação nos CASAs Mongaguá, Vila de São Vicente, Peruíbe e Guarujá.

Em um roteiro que percorre as instalações da Instituição, os internos conhecem um pouco mais sobre o funcionamento da Universidade e participam de uma roda de conversa com estudantes dos cursos de psicologia e serviço social sobre direito à educação, formas de acesso ao ensino superior e políticas de permanência na universidade pública.

Além de apresentar os espaços do Campus, as visitas têm como objetivo principal aproximar os jovens da universidade pública e de promover a reflexão sobre o direito à educação.

A ação é fruto de uma articulação entre o Projeto Guri, que realiza oficinas de educação musical nos centros de atendimento da Fundação CASA, e a Unifesp Campus Baixada Santista, por meio do projeto de extensão Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos.

Para o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, atividades como esta contribuem no processo de ressocialização dos jovens. “Essas iniciativas estimulam os jovens a percorrerem um caminho de acesso ao ensino superior”, disse.

Sobre o Projeto Guri

É um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O Guri atende gratuitamente crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 polos de ensino.

Sobre o Projeto “Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos”

O Projeto “Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos” está vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF), que é associado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS), na linha de pesquisa “Formação e Trabalho Profissional do Serviço Social” e ao curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

O objetivo do projeto é de promover reflexões sobre educação em direitos humanos, com crianças, adolescentes e jovens, que contribuam com o seu desenvolvimento e sua participação democrática nos espaços públicos dos municípios onde residem.”