Jovens da Fundação CASA Guarujá participam de workshop sobre agricultura sustentável
Atividades como manejo de solo e cultivo da terra foram realizadas no centro socioeducativo
Oito adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação CASA Guarujá, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, participaram, na última sexta-feira (21/6), de um workshop focado na conscientização ambiental e técnicas agroecológicas. A iniciativa foi promovida pela empresa Meliponário e Horta do Pipiu, com o objetivo de capacitar os participantes no manejo de solo e cultivo da terra.
Durante a primeira atividade, realizada nas instalações do centro socioeducativo, os jovens receberam orientações sobre o processo de cultivo. Em seguida, na parte prática, conduziram uma análise detalhada do local, demarcaram o canteiro, avaliaram o solo e selecionaram as espécies a serem cultivadas, como pimenta, pimentão, couve, alface, salsa e coentro.
A coordenadora pedagógica do CASA Guarujá, Carolina Souza Brito, destacou a relevância do workshop. “Além de promover a conscientização ambiental, a iniciativa oferece aos jovens uma oportunidade de construir seus projetos de vida utilizando os conhecimentos adquiridos na atividade”, afirmou, enfatizando a importância do aprendizado teórico e prático na formação dos adolescentes.
“Essas atividades têm como objetivo ampliar não apenas as habilidades técnicas dos jovens, mas também promover a sustentabilidade e a autonomia deles na produção de alimentos”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
As próximas etapas do workshop incluirão a correção do solo por meio de adubação, a abertura de valas, o plantio de sementes e mudas, o fechamento das valas e a manutenção contínua do canteiro.