Jovens da Fundação CASA em São José dos Campos refletem na Fazenda da Esperança
Adolescentes da Fundação CASA Tamoios vivenciaram momentos de espiritualidade e aprendizado na obra social localizada em Guaratinguetá

Um dos pressupostos da medida socioeducativa é gerar no adolescente um processo de ponderação entre os valores socialmente aceitos e as atitudes individuais que toma diante da sociedade e das circunstâncias. Para colaborar nisso, cinco jovens da Fundação CASA Tamoios, em São José dos Campos, passaram por uma vivência enriquecedora no final do mês de janeiro na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, uma obra social de origem católica destinada, dentre outros, a acolher pessoas que sofrem de dependência química.
Os rapazes, com idades entre 16 e 18 anos, aproveitaram a experiência com momentos de aprendizado, cultura e espiritualidade, a partir do contato com a estrutura local e as histórias de vida de internos da obra, de forma a incentivar reflexões sobre transformação pessoal e novas possibilidades para o futuro. Os adolescentes participaram espontaneamente, respeitando as crenças religiosas particulares.
A programação começou com uma palestra conduzida por dois internos que já concluíram seus tratamentos na Fazenda da Esperança e hoje atuam como voluntários. Eles compartilharam suas trajetórias, destacando os desafios que enfrentaram e como a obra social foi importante para suas recuperações e recomeços.

“Foram palavras que inspiraram os jovens da Fundação CASA a refletir sobre suas próprias trajetórias e escolhas”, afirmou o encarregado técnico da Fundação CASA Tamoios, Alessandro Muniz. “Nas trocas de experiências, eles ainda tiveram contato com duas pessoas que estavam em tratamento devido ao vício em jogos de apostas eletrônicas, algo que é parte da realidade dos jovens que atendemos, mas que não consideravam um tipo de dependência”, acrescentou.
Durante a visitação, os jovens conheceram o Santuário da Esperança, um espaço que simboliza um “local de encontro”; e a igreja de Frei Galvão e Santa Crescência, construída em formato de tenda e que recebeu a visita do Papa Emérito Bento XVI em maio de 2007, durante sua visita ao Brasil. Eles observaram detalhes da construção, admiraram obras de arte e imagens religiosas e viram de perto as relíquias de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Os adolescentes ainda conheceram o local onde o Papa Bento XVI celebrou a missa durante sua visita, além de observar os presentes de valor religioso para os católicos e que foram deixados pelo pontífice na sua visita à Fazenda da Esperança.
No final, os jovens usufruíram de momentos de descontração e convivência nas áreas de lazer da Fazenda, em um ambiente de acolhimento e paz. “A experiência não apenas ampliou o conhecimento cultural e histórico deles, mas também despertou reflexões sobre transformação e esperança para um futuro diferente”, concluiu o encarregado técnico.
A Fazenda da Esperança oferece suporte a dependentes químicos, pessoas em situação de vulnerabilidade e aqueles que enfrentam compulsões, como o vício em jogos, promovendo acolhimento e reabilitação.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.